Segundo a organização estrutural, as células são divididas em células procariontes e eucariontes. As células eucariontes dividem-se ainda em eucariontes animais e eucariontes vegetais. Considerando às características das células procariontes, eucariontes animais e eucariontes vegetais, avalie as afirmações abaixo: I) A única diferença entre células eucariontes animais e vegetais é a presença de parede de celulose nas células vegetais. II) Células procariontes se diferenciam das eucariontes por apresentarem plastídeos. III) Células eucariontes se diferenciam das células procariontes por apresentarem organelas membranosas. IV) Células vegetais se diferenciam das células animais por terem cloroplastos. KAMEI, Marcia Cristina de Souza Lara. Nivelamento de Biologia. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. 116 p. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
As afirmativas corretas são III e IV.
As células procarióticas são as que possuem organização bem simples e o material do núcleo fica disperso no citoplasma. Não possuem carioteca, estrutura que divide o núcleo celular e apresentam menor quantidade de organelas que as células eucarióticas. As bactérias e as cianobactérias são formadas por células procarióticas.
As células eucarióticas são mais complexas, possuem mais organelas e a carioteca. A grande maioria dos animais e vegetais conhecidos são formados por células eucarióticas.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta: III e IV apenas.
Explicação: A célula eucarionte vegetal apresenta as mesmas estruturas encontradas na célula animal, porém, algumas estruturas são específicas: plastos, vacúolos e parede celular.
Plastos são organelas responsáveis pelo armazenamento de substâncias
diversas. Os plastos mais conhecidos são os cloroplastos, que armazenam um complexo enzimático chamado clorofila. A clorofila tem pigmentação verde e é responsável pela fotossíntese. A capacidade de realizar fotossíntese faz com que células vegetais tenham metabolismos autotróficos. Plastos como os cloroplastos, que armazenam substâncias coloridas, são classificados como cromoplastos.
Existem plastos que armazenam substâncias incolores, sendo chamados de leucoplasto; exemplo de leucoplastos são os amiloplastos (armazenam amido), oleoplastos (armazenam lipídios).
A parede celular é um envoltório externo à membrana citoplasmática. Seu principal componente é a celulose, mas pode apresentar outros elementos como lignina ou suberina. As principais funções da parede celular são a proteção e a sustentação mecânica.
célula eucarionte animal e suas funções:
Núcleo - Local de armazenamento do DNA. Controla as atividades metabólicas das células.
Retículo endoplasmático - Síntese de macromoléculas – lípidios, proteínas. Duas regiões: Retículo endoplasmático liso (REL) e Retículo
endoplasmático rugoso (RER).
Complexo de Golgi - -Distribuição das macromoléculas produzidas em
conjunto com o RE. Secreção celular.
Lisossomos - Digestão intracelular de macromoléculas.
Peroxissomos - Contém enzimas oxidativas que transferem átomos
de hidrogênio de diversos substratos para o oxigênio
formando os peróxidos.
Mitocôndrias - Liberar a energia obtida da degradação de moléculas
orgânicas e transferir esta energia para a síntese de
moléculas de Adenosina Trifosfato (ATPs), processo
conhecido como respiração celular.
Microfilamentos - Faz parte do citoesqueleto. Responsável pela estrutura morfológica da célula e por todos os tipos de movimentos que a célula realiza.
Centríolo - Responsável por organizar fibras de microtúbulos que
se espalham por toda a célula e promove movimento
cromossômico durante a divisão celular
Ribossomos - Maquinaria de síntese proteica. Encontrado no citoplasma, também é aderido à membrana do retículo endoplasmático.