segundo a notícia os recursos minerais de itabira se esgotarão em no máximo 50 anos qual é a solução que está sendo pensada para evitar problemas futuros de renda e emprego
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mapa ItabiraConhecida como “Cidade do Ferro”, Itabira é o berço da Companhia Vale do Rio Doce, chamada atualmente de Vale. A empresa foi criada, há mais de meio século, para extrair do local a hematita, minério com altíssimo teor de ferro. A exportação do ferro para vários países é a base da economia do município. "Aproximadamente 60% da renda da cidade vêm da atividade minerária", informa o prefeito, João Izael.
No entanto, projeções indicam que em no máximo 50 anos as reservas de ferro encontradas em Itabira estarão esgotadas. Dessa forma, os dirigentes necessitam pensar em alternativas para a economia local. Uma das apostas é investir na transformação da cidade em polo de formação de mão de obra para a área tecnológica. "A criação de uma universidade voltada para esse segmento será uma das formas de enfrentar a situação do fim das minas", avalia Izael.
Resposta:
Chamamos de recursos minerais as concentrações de minério que possuem características que fazem com que sua extração seja técnica e viável em questões econômicas. Esses recursos podem ser metálicos, como o estanho, o ferro e o cobre, por exemplo, ou não metálicos, como o mármore, o calcário e o quartzo. Pode-se dizer que recursos minerais são, ainda, aquelas substâncias inorgânicas que são extraídas da terra e podem ser usadas como matéria prima, fazendo parte da formação da terra.
No planeta, existem muitos recursos minerais que podem ser encontrados em estado puro, como a prata e o ouro, por exemplo, mas em sua maioria, são encontrados associados a outros minerais, sendo necessária a divisão para a extração da matéria prima desejada.
Entre os recursos minerais metálicos mais usados, estão o ferro, que é a principal composição do aço e pode ser usado, por exemplo, para a fabricação de ferramentas; o alumínio que, oriundo da bauxita, é usado para fabricação de automóveis, panelas, aviões, entre outros; o cobre, que é comumente usado para a fabricação de cabos elétricos. Além disso, entre os recursos minerais não metálicos mais usados, estão o diamante, usado para a fabricação de joias, mas também para fabricação de brocas que são usadas para perfurar poços artesianos; a areia, que é usada para fabricação de concreto e de vidro; e o calcário, que é usado para fabricar cimento, giz, cal e ainda para corrigir solos e tratar água. Depois, temos os recursos energéticos fósseis, que envolvem o petróleo, usado para fabricação de produtos de plástico e para a extração de combustíveis, como querosene, diesel e gasolina; gás natural, que é usado em residências e indústrias como combustível; e o carvão mineral, que tem seu uso agregado na indústria química, além de servir de fonte de energia
Explicação: