Segundo a NASA em 2018, gases que interferem na formação da camada de ozônio são encontrados em menor quantidade, o que pode auxiliar na redução do tamanho do buraco. Faça uma pesquisa e identifique a principal causa para essa situação
RÁPIDO GNT
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pela primeira vez, cientistas da NASA conseguiram provar, por meio de observações de satélites, que o buraco na camada de ozônio está diminuindo. Em um estudo publicado no periódico Geophysical Research Letters, pesquisadores da Centro de Voo Espacial Goddard da agência espacial americana relacionam a novidade ao Protocolo de Montreal.
Em vigor desde 1989, o documento estipula que os países participantes substituam as substâncias que empobrecem a camada de ozônio, com destaque para o clorofluorocarboneto, também conhecido como CFC, usado em aerossóis. Esses compostos podem chegar na estratosfera, onde são afetados pela radiação ultravioleta do Sol, liberando os átomos de cloro que destroem as moléculas de ozônio que, por sua vez, protegem a Terra de absorver a radiação que pode prejudicar as formas de vida do planeta.
. ç jd