Segundo a historiadora Laura de Mello e Souza, um dos principais divertimentos da população escravizada ou livre e pobre que vivia nas zonas de mineração eram as festas e procissões religiosas, celebradas com a ostentação típica dos tempos do barroco. Mais do que celebrações religiosas, estes eventos deixavam de lado momentaneamente a pobreza existente naquela época e demonstravam, entre outras coisas, aquilo que aquela sociedade gostaria de ser. Em uma dessas festas, de origem africana, um casal era coroado e reverenciado. É correto afirmar que
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A festa em que uma casa era coroado e reverenciado se chama Congada. Foi criada no Brasil, mesclando elementos da cultura e religiosidade portuguesa católica e africana ancestral, tendo seu primeiro registro datando de 1674. Seus rituais lembram a coroação do Rei do Congo e da Rainha Ginga de Angola e ao culto de Nossa Senhora do Rosário.
É correto afirma que essa festa popular representa bem como as identidades foram criadas no Brasil escravista. Embora os cultos católicos fossem impostos aos escravos, eles traduziram suas crenças à sua própria maneira.
Na Congada, fica claro que os escravizados não apenas adotaram o culto de Nossa Senhora do Rosário, como também a consideravam protetora deles e de seus costumes; numa sociedade extremamente católica como era o Brasil escravista, isso era muito importante para negociar melhores condições de vida.
A festa em que uma casa era coroado e reverenciado se chama Congada. Foi criada no Brasil, mesclando elementos da cultura e religiosidade portuguesa católica e africana ancestral, tendo seu primeiro registro datando de 1674. Seus rituais lembram a coroação do Rei do Congo e da Rainha Ginga de Angola e ao culto de Nossa Senhora do Rosário.
É correto afirma que essa festa popular representa bem como as identidades foram criadas no Brasil escravista. Embora os cultos católicos fossem impostos aos escravos, eles traduziram suas crenças à sua própria maneira.
Na Congada, fica claro que os escravizados não apenas adotaram o culto de Nossa Senhora do Rosário, como também a consideravam protetora deles e de seus costumes; numa sociedade extremamente católica como era o Brasil escravista, isso era muito importante para negociar melhores condições de vida.
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