Segundo a hipótese atualmente aceita sobre a origem e evolução da vida na Terra, os primeiros seres surgidos seriam heterotróficos por absorção (saprobiontes) com respiração anaeróbica. Com as alterações climáticas do planeta e as atividades desses primeiros seres, o alimento disponível para os saprobiontes começou a rarear. "Em virtude da escassez de alimento, os seres iniciais desenvolveram a capacidade de produzir o seu próprio alimento." A frase entre aspas foi empregada:
a) corretamente, pois os seres sofreram mutações orientadas pela ausência de alimento disponível.
b) corretamente, pois os seres se modificaram para tornarem-se capazes de produzir seu próprio alimento.
c) corretamente, pois a escassez de alimento induziu a formação de características favoráveis nesses seres.
d) erradamente, pois a capacidade de produzir seu próprio alimento é determinada pelo material genético do ser.
e) erradamente, pois foram as alterações climáticas que permitiram o desenvolvimento da capacidade de produzir seu próprio alimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d) erradamente, pois a capacidade de produzir seu próprio alimento é determinada pelo material genético do ser.
Explicação:
Observe a frase: "Em virtude da escassez de alimento, os seres iniciais desenvolveram a capacidade de produzir o seu próprio alimento." a parte em negrito exprime conceitos da teoria Lamarckista do uso e desuso e está empregada erradamente por esse motivo uma vez que o desenvolvimento de características adaptativas é explicado pela seleção natural (Darwin).
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
Leia novamente essa frase: "Em virtude da escassez de alimento, os seres iniciais desenvolveram a capacidade de produzir o seu próprio alimento."
Ela está empregada erradamente pois indica USO E DESUSO (Lamarckismo). Esse “desenvolver” é ao acaso, ocorre por mutação genética e é selecionada pelo ambiente (Darwinismo).