Filosofia, perguntado por fernandasantos6572, 1 ano atrás

segundo a função do marxismo, qual é a função do estado?​

Soluções para a tarefa

Respondido por rebeca345678
1

Resposta:

O Estado nem sempre existiu.

Certos sociólogos e outros representantes da ciência política acadêmica laboram em erro quando falam do Estado nas sociedades primitivas.

O que fazem apenas na realidade é identificar o Estado com a comunidade. E, ao fazê-lo, despem o Estado da sua característica especial, isto é, o exercício de certas funções da comunidade como um todo, passa a ser uma prerrogativa exclusiva de uma pequena fracção dos membros dessa comunidade.

Por outros termos, o nascimento do Estado é o produto da divisão social do trabalho.

Enquanto esta divisão social de trabalho é apenas rudimentar, todos os membros da sociedade exercem, alternada e praticamente, todas as funções sociais. Não há Estado. Não há funções especiais de Estado.

Na Grécia e na Roma antigas, as lutas entre patrícios e plebeus giravam muitas vezes em torno deste assunto do direito ao porte de armas.

Segundo exemplo: Justiça.

Em geral, a escrita era desconhecida nas sociedades primitivas. Não existiam portanto códigos escritos de leis. Mais ainda: o exercício da justiça pertencia à colectividade.

Em resumo: até certa altura do desenvolvimento da sociedade, antes de ser dividida em classes sociais, certas funções, tais como a das armas ou a administração da justiça, eram exercidas coletivamente - por todos os membros adultos da comunidade. Só quando esta sociedade se desenvolve mais, no momento em que aparecem classes sociais, é que estas funções são retiradas à colectividade e reservadas a uma minoria que passa a exercê-las de modo especial.

Examinemos a nossa sociedade ocidental no período em que o sistema feudal principia a ser dominante.

A independência (não formal nem jurídica mas muito real e quase total) dos grandes Estados feudais pode mostrar-se no facto de o senhor feudal, e só ele, exercer em todo o seu domínio todas as funções que tinham sido entregues à colectividade adulta nas sociedades primitivas.

Este senhor feudal é dono absoluto do seu reino. É o único com direito ao porte de armas em qualquer momento; é o único polícia, o único agente de autoridade; é o único com direito a cunhar moeda; é o único ministro das finanças. Exerce em todo o seu domínio todas as clássicas funções desempenhadas pelo Estado, tal como hoje o conhecemos.

).

Porque estes indivíduos, homens não-livres, estes domésticos, estão sob o seu controle, o senhor delega parcialmente neles os seus poderes.

Este exemplo leva-nos à seguinte conclusão, que é o verdadeiro fundamento da Teoria Marxista do Estado:

O Estado é um órgão especial que surge em certo momento da evolução histórica da humanidade , e que está condenado a desaparecer no decurso da mesma evolução. Nasceu da divisão da sociedade em classes e desaparecerá no momento em que desaparecer esta divisão. Nasceu como instrumento nas mãos da classe dominante, com o fim de manter o domínio desta classe sobre a sociedade, e desaparecerá quando o domínio desta classe desaparecer.

Nestas condições, pelo menos enquanto a dependência é total, o desenvolvimento da ideologia é inteiramente controlado pela classe dominante: esta é a única que ordena a "produção ideológica" e só ela é capaz de subsidiar os "ideólogos".

Eis as relações básicas que temos que ter sempre em mente, se não quisermos perder-nos em emaranhados de complicações e de sutis distinções.

Escusado será dizer que, no decurso da evolução social, a função do Estado torna-se muito mais complexa, com muitas mais tonalidades do que tinha no regime feudal, tal como acabamos de descrever muito esquematicamente.

Contudo, temos de começar a partir desta clara e óbvia situação para compreendermos a lógica da evolução e o processo por que estas diferentes funções se tornaram cada vez mais autônomas e principiaram a parecer cada vez mais independentes da classe dominante.

B. O Moderno Estado Burguês

O Estado burguês, um Estado de classe

Esta nova sociedade já não é dominada pelos senhores feudais, mas pelo capitalismo, pelos modernos capitalistas.

.Explicação: li o texto e peguei as melhores partes pra vc espero ter ajudado


fernandasantos6572: obrigada sz
Perguntas interessantes