História, perguntado por RETCHOT330, 10 meses atrás

Segundo a estudiosa francesa Denise Paulme, a presença europeia na África afetou a dinâmica de seus inúmeros povos, transformando um continente rico em um território empobrecido e dependente. Leia o texto a seguir a respeito desse assunto.

Logo que foi conhecida, a África teve a pouca sorte de atrair negociantes preocupados unica-mente com o desejo de explorarem as suas riquezas naturais. Primeiro os árabes e depois os euro-peus, tanto uns como outros não se importaram com os africanos, apenas com o lucro que deles podiam tirar. Infelizmente, esse lucro bem depressa esteve ao seu alcance. A Ásia e, sobretudo a América, necessitavam de escravos, e a África – Terra da barbárie, Costa dos escravos, ou País dos escravos – podia fornecê-los. Capturando os habitantes das aldeias, comprando prisioneiros aos milhares e provocando, assim, entre os indígenas, expedições com a única finalidade de fazer prisioneiros, os negociantes árabes e depois os negreiros europeus destruíram pouco a pouco os reinos cuja excelente organização fora mencionada pelos descobridores. Os últimos a chegar só encontraram vencidos espoliados e aterrorizados que procuravam a salvação na fuga. O negro bárbaro, adorador de grosseiros feitiços, foi uma noção errônea, que prevaleceu até o princípio do século, quando, desaparecidas as obras de arte do passado, apenas restavam em território negro tradições orais muitas vezes expressas através de lendas ignoradas dos europeus.PAULME, Denise. As civilizações africanas. Tradução de Fernanda Pinto Rodrigues. Mem Martins: Publicações Europa-América, 1977. p. 9. (Saber).Com base na leitura do texto, responda a estas questões:

1. Qual era o interesse dos negociantes europeus que se dirigiam à África? Dê exemplos.

2. Que denominações os europeus utilizavam para a África? Explique como essas denominações refle-tem a visão europeia a respeito do continente africano.

3. Como era a escravidão no continente africano antes da chegada dos europeus? De que forma eles interferiram nesse costume africano?

4. Qual foi a consequência da interferência europeia no continente africano?

Soluções para a tarefa

Respondido por 23452
19

Resposta:

1) Comprar escravos para revender em outros países.

2) A África era chamada de “Continente das almas selvagens”. Isso corrobora o nosso entendimento de que os Europeus tratavam africanos como povos menos desenvolvidos e desprovidos de consciência. Podemos denominar essa atitude de etnocentrismo e exaltar também a ideia de que os Europeus buscavam sempre justificar as invasões e barbaridades afirmando que estavam sendo amigos e fazendo o bem comum.

3) As pessoas se tornavam escravas na África principalmente por guerras. Outra forma de escravidão presente na África foi a escravidão por dívida: o indivíduo endividado passava a ser escravo do credor da dívida.Sabemos que a escravidão já existia na África antes da chegada dos europeus no continente, mas a escravidão se tornou um negócio lucrativo tanto para os africanos que escravizavam, quanto para os europeus que traficavam escravos. A acentuação da escravidão na África aconteceu porque as vendas de escravos para a América se tornou uma lucrativa atividade.  

4) A exploração extrema e a descolonização atrasada geraram grande pobreza e conflitos internos pela lacuna de poder deixada pelos europeus após sua retirada tardia, assim como o preconceito influenciado por eles (como o genocídio de Ruanda), e a exploração remanescente torna o sofrimento e a escravidão problemas ainda comuns entre os africanos

Explicação:

Não é tudo sobre a opinião da autora do texto, porque o texto nem responde tudo mesmo


Radryt: muito bom
luanaugusto0987: NOSSA ENTENDI NADA FALA VERDADEIRA OU FALSA HORRIVEL
thiagobalbino1456: o brainly ta perdido se existir pessoas como vc
Perguntas interessantes