Geografia, perguntado por chavesben10, 7 meses atrás

Segundo a entrevista do ex-diplomata Roberto Abdenur, o alinhamento entre os governos de Jair
Bolsonaro (Brasil) e Donald Trump (EUA) foi benéfico ao Brasil? Quais os motivos?

Soluções para a tarefa

Respondido por annesantosp182519
1

Resposta:

Os sinais de uma política externa "altamente ideológica" dados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, que se encontrou na terça-feira (18/03) com seu colega americano, Donald Trump, podem afastar o Brasil de outras nações e ser "profundamente negativos" para os interesses do país.

Essa é a visão do embaixador aposentado Roberto Abdenur, que comandou a embaixada brasileira nos Estados Unidos de 2004 a 2006 e deixou o Itamaraty por discordâncias com a política externa do então presidente Luiz Inácio da Silva.

Ao desembarcar nos EUA no domingo para uma visita de três dias, Bolsonaro tuitou que "pela primeira vez em muito tempo, um Presidente brasileiro que não é antiamericano chega a Washington", mas para Abdenur, o que distingue a visita de viagens oficiais de presidentes anteriores é o risco de um "alinhamento automático, rígido" do Brasil aos interesses americanos.

China X EUA: os 3 pontos da guerra comercial que opõem os países

Por que o Brasil decidiu isentar de visto turistas de EUA, Japão, Austrália e Canadá

"Paradoxalmente, o governo Bolsonaro, que tanto insiste na defesa da soberania do Brasil, está afetando, prejudicando essa soberania, se decidir alinhar-se incondicionalmente com os Estados Unidos no campo da política internacional. Eu vejo com preocupação o risco de que isso ocorra", afirmou Abdenur em entrevista à BBC News Brasil.

PUBLICIDADE

O diplomata, que iniciou sua carreira no Itamaraty em 1963 e chefiou também as embaixadas do Brasil em Equador, Alemanha e China, critica, também, a "atitude radicalmente simpática aos Estados Unidos" do chanceler Ernesto Araújo.

Perguntas interessantes