segundo a doutrina proposta por Adam Smith os aspectos economicos , sócias e políticos seriam controlados pela:
a) intervenção do Estado
b) mão invisível do mercado
c) autoridade do Estado
d) liberdade ilimitada dos cidadãos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta: b) mão invisível do mercado
Explicação:
Para Adam Smith, as leis deveriam ser organizadas para preservar a liberdade dos cidadão e permitir que os interesses de cada um regulassem-se entre si, de acordo com as leis da oferta e da demanda.
Para ele, o produtor possui o interesse de produzir cada vez mais e melhor para obter mais lucro. Por outro lado, o consumidor possui o interesse de comprar um produto de melhor qualidade pelo menor preço possível.
A interação entre essas forças seria suficiente para atingir um equilíbrio benéfico para toda a sociedade. O interesse próprio, egoísta, característica natural dos seres humanos, seria canalizado para o bem social.
Esta "mão invisível" regula todas essas relações econômicas e de trocas de mercadoria, se expandindo para o contexto das relações políticas e sociais.
A doutrina do Liberalismo proposta por Adam Smith considerava que os aspectos econômicos, políticos e sociais seriam controlados (autorregulados) por meio da "mão invisível do mercado", o que podemos chamar atualmente de lei da oferta e da procura.
Para Adam Smith a verdadeira Riqueza das Nações advém do trabalho porque ele é o elemento que faz uma economia girar; gera emprego, renda, o que gera consumo, que gera emprego, formando um ciclo funcional.