Filosofia, perguntado por Sod8xujdhy, 6 meses atrás

Segundo a conhecida alegoria da caverna, que aparece no Livro VII da Republica, de Platão, há prisioneiros, voltados para uma parede em que são projetadas as sombras de objetos que eles não podem ver. Esses prisioneiros representam a humanidade em seu estágio de mais baixo saber acerca da realidade e de si mesmos: a doxa, ou “opinião”. Um desses prisioneiros é libertado a força, num processo que ele quer evitar e que lhe causa dor e enormes dificuldades de visão (conhecimento). Gradativamente, ele é conduzido para fora da caverna, a um estagio em que pode ver as coisas em si mesmas, isto é, os fundamentos eternos de tudo o que, antes, ele via somente mediante sombras. Esses fundamentos são as Formas. Para além das Formas, brilha o Sol, que representa a Forma das Formas, o Bem, fonte essencial de todo ser e de todo conhecer e unicamente acessível mediante intuição direta. Com base nisso, responda a seguinte questão: se chegamos ao conhecimento das Formas mediante a dialética, que é o estabelecimento de fundamentos que possibilitam o conhecimento das coisas particulares (sombras), é CORRETO dizer:
A. para Platão, a dialética é o conhecimento imediato (doxa) dos objetos particulares.
B. o Bem é um objeto particular, que pode ser conhecido sensivelmente, de modo imediato e indolor, por todos os seres humanos.
C. as Formas são somente suposições teóricas, sem realidade nelas mesmas.
D. a dialética, que não é o último estágio do ser e do conhecer, permite chegar, mediante um processo difícil, que exige esforço, as coisas em si mesmas (Formas).
E. a dialética, último estágio do ser e do conhecer, permite chegar, mediante um processo difícil, ao conhecimento do Bem.
TEM QUE JUSTIFICAR, ALGUÉM ME AJUDA
JUSTIFICATIVA:


daysecristina2005: eu quero saber a resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por nicoleribas04
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Resposta:

letra D

Explicação:

eu coloquei e deu como certa

Respondido por larissamagrani
11

Platão afirma que, para se conhecer a verdade, o homem deve fazer o exercício da dialética e tentar chegar à ideia do que existe no mundo terreno (LETRA D).

Platão, ao criar sua teoria dos dois mundos, utiliza-se da metáfora do Mito da Caverna, que traz a ideia de verdade e ilusão. Para ele, a razão é a base para se obter um conhecimento epistemológico e constituir um livramento das opiniões e do erro.

Assim, a caverna representa a cegueira humana, que impede o homem de se chegar ao verdadeiro conhecimento. Essa cegueira são as experiências mundanas, que, por serem cópias do mundo inteligível, enganam o homem e o afasta do real.

Assim, para se chegar ao Hiperurânio, o homem deve "sair da caverna" e usufruir da sua razão, única faculdade confiável e que pode conduzir o homem a aproximar-se da verdade, por meio da dialética, que o permite conhecer a Forma (verdade) do mundo suprassensível.

Logo, é um esforço, pois a alma humana está aprisionada no corpo, não podendo contemplar a verdade sem a dialética.

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