Segundo a BNCC, o conhecimento sobre o passado denota os saberes do presente construídos por distintos sujeitos (BRASIL, 2017). Cabe ao historiador questionar os eventos para identificar, analisar e compreender os significados dos diferentes objetos, lugares, circunstâncias, temporalidades, movimentos de pessoas, coisas e saberes. Sobre as características históricas da constituição social da Idade Média, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas
Soluções para a tarefa
Restante da questão.
I- No início da Idade Média, a maior parte da população pertencia ao campo e somente os membros da igreja tinham acesso ao aprendizado da leitura e escrita.
II- A maioria dos escritos foram produzidos pelo clero e evidenciavam a vida dos santos, anais e crônicas produzidos pela Igreja Católica.
III- A escrita da história na época requeria o rigor científico e crítico de investigação, baseada na busca da compreensão da realidade.
IV- O principal livro era a Bíblia e representava a investigação histórica e científica do passado, com presença do milagre e do maravilhoso.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: CONSED; UNIDME, 2017
.
a)
As sentenças I, II e IV estão corretas.
b)
As sentenças I, III e IV estão corretas.
c)
As sentenças I, II e III estão corretas.
d)
As sentenças II, III e IV estão corretas.
Letra B (Correta).
A Idade Média configurou-se como um período inteiramente dominado pela Igreja, principalmente por sua soberania e presença do clero, da burguesia e da alta sociedade.
Por conta disso, todos os conhecimentos eram difundidos somente por estas camadas da nobreza, todavia não existia a necessidade de implementar-se um conhecimento científico, uma vez que o senso comum era uma das principais características da época.