Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017), o estudo de noções de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental:
Tem o intuito de promover a compreensão de que nem todos os fenômenos são determinísticos. Para isso, o início da proposta de trabalho com probabilidade está centrado no desenvolvimento da noção de aleatoriedade, de modo que os alunos compreendam que há eventos certos, eventos impossíveis e eventos prováveis. É muito comum que pessoas julguem impossíveis eventos que nunca viram acontecer.
Autores como Fischibein (1975) destacam que as crianças, desde a Educação Infantil, apresentam intuições probabilísticas, mas que estas serão desenvolvidas com idades entre 9 e 10 anos. Da mesma forma que nas situações que envolvem combinatória, as noções de probabilidade devem ser exploradas pelas crianças por meio de atividades de experimentação e observação. Nesse caso, devem discutir, de acordo com o contexto, se determinada situação pode ser considerada possível (ou impossível), provável (muito provável ou pouco provável), certa (ou errada). Embora os conceitos de probabilidade possam ser identificados em situações do cotidiano das crianças, as noções intuitivas que trazem para a sala de aula muitas vezes são bem diferentes do que caracteriza o conceito
a.
aleatório.
b.
formal.
c.
informal.
d.
probatório.
e.
determinista.
Soluções para a tarefa
Respondido por
85
Resposta:
LETRA B
Explicação:
eu espero ter ajudada
maahsouza739:
correto
Perguntas interessantes