ENEM, perguntado por juniormine32124, 5 meses atrás

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o número de carros produzidos no Brasil aumentou consideravelmente nos últimos 10 anos. Devido ao clima do Brasil, uma parcela significativa dos carros vendidos estão equipados com sistemas de condicionamento de ar. Além disso, o transporte refrigerado de cargas refrigeradas tem elevada importância econômica e busca suprir as necessidades de diferentes mercados dentros das diretrizes de qualidade e segurança alimentar.

O sistema de climatização para aplicações automotivas tem caracteristicas particulares e varia de acordo com vários fatores. No entanto, o sistema de climatização deve ser projetado para funcionar sob as mais diversas condições e propiciar o conforto térmico com o menor consumo de energia.


a) De forma a entender melhor o projeto do sistema de climatização veicular, faça uma pesquisa sobre como é realizado o estudo do conforto térmico, carga térmica e dimensionamento do sistema de climatização de veículos automotivos. Após a sua pesquisa, faça um breve resumo das informações que você encontrou. Deixe as informações de forma organizada e deixe indicado as citações e referências utilizadas.

​b) Quais são os fatores que devem ser considerados para avaliar o conforto térmico veicular e dimensionar o sistema de climatização veicular?

c) ​Um ciclo de refrigeração é baseado em etapas, sendo cada etapa composta por um componente principal. Descreva os componentes principais de um ciclo de refrigeração por compressão a vapor, destacando a importância e função de cada componente.

Soluções para a tarefa

Respondido por alexalveseng1986
0

Resposta:

A) Após a pesquisa realizada foi possível notar que a avaliação térmica em veículos automotivos é uma área que vem apresentando muitos avanços com o desenvolvimento de modelos de conforto térmicos mais sofisticados e o uso de manequins térmicos.

De acordo com Jabardo e Mamani (2003) atualmente, a integração das rotinas de cálculo de desempenho do sistema com modelos do interior da cabina, utilizando ferramentas como CFD, e os modelos de conforto térmico, permitem que se faça uma avaliação das condições de conforto dos ocupantes mesmo na fase conceitual do projeto de um automóvel.

Quanto à carga térmica e dimensionamento do sistema de climatização, nota-se através das pesquisas feitas que o ganho de calor em regime permanente é menor do que a carga térmica real em uma condição transitória de resfriamento devido à necessidade de se remover o calor armazenado nas massas internas do veículo. Segundo Wei e Dage (1995) isso resulta em um subdimensionamento do sistema de climatização, que teria como resultado um tempo maior para se chegar a condição térmica.

Explicação:

REFERENCIAS:

FURUSE, K e KOMORIYA, T., Study of passenger’s comfort in non-uniform termal environments of vehicle compartment. Society of Automotive Engineers of Japan, Inc. Technical notes, JSAE review 18, 1997 p.p 411-414.

Respondido por AlineTelesmed
1

Devido ao clima do Brasil, uma parcela significativa dos carros vendidos estão equipados com sistemas de condicionamento de ar.

A) Os testes de carga térmica veicular, tem ganhado avanços, mantendo conforto e qualidade do ar.

B) A  integração dos procedimentos de cálculo do desempenho do sistema de refrigeração permite a avaliação das condições térmicas do veiculo.

C) Quanto à carga térmica e ao tamanho do sistema de climatização, pode-se perceber pela pesquisa que o ganho de calor no estado sólido, é menor que a carga térmica real.

Carga Térmica Veicular

A) Após a pesquisa, foi possível perceber que o teste de carga térmica em veículos automotores é uma área que vem apresentando muitos avanços com o desenvolvimento de modelos de conforto térmico de alta qualidade.

B) Atualmente, a integração dos procedimentos de cálculo do desempenho do sistema de refrigeração, do interior dos carros, utilizando ferramentas como CFD, e modelos de conforto térmico, permite a avaliação das condições de conforto e qualidade do ar.

C) Quanto à carga térmica e ao tamanho do sistema de climatização, pode-se perceber pela pesquisa que o ganho de calor no estado sólido, é menor que a carga térmica real no estado de resfriamento temporário devido à necessidade de remover o calor armazenado no interior do carro.

De acordo com Wei e Dage, isso leva a uma diminuição do sistema de ar condicionado, o que pode levar muito tempo para o interior do carro começar a aquecer.

Leia mais sobre Carga Térmica aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/19300986

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes