Matemática, perguntado por Vitor4003, 1 ano atrás

Segundo a agência Nacional de petróleo (ANP), em certas regiões do país a gasolina é considerada de "Boa qualidade" quando apresenta em sua composição no máximo 25% de álcool andro. O proprietário de um posto de abastecimento adquire o conteúdo de dois caminhões-tanque idênticos,com misturas álcool-gasolina pura em concentrações diferentes. A razão entre o volume de álcool e o volume de gasolina pura, nessa ordem, é de 1 para 5 no primeiro caminhão e de 1 para 3 no segundo caminhão. Os dois caminhões descarregam sua carga no reservatório do posto, que estava inicialmente vazio, originando, assim, a gasolina que será comercializada. A gasolina obtida é de "Boa qualidade" , conforme o critério estabelecido pela ANP? Explique seu raciocínio.


Jurandirfla2015: vc dabe a resposta
Michelle0312: Quero a resposta , Alguém me ajuda

Soluções para a tarefa

Respondido por numero20
69

Resposta:

Ambos os caminhões possuem gasolina de boa qualidade.

Explicação passo-a-passo:

Esta questão está relacionada com proporcionalidade entre variáveis. Note que o volume de álcool deve ser no máximo de 25% do volume total. Assim, podemos dividir o volume total em quatro partes: uma parte de álcool e três partes de gasolina. Logo, deve-se ter, no máximo, a proporção 1 para 3.

Analisando os dois casos, vamos que ambos os caminhões possuem gasolina de boa qualidade, pois a razão é 1 para 3 ou menor. No primeiro caminhão, temos a proporção de 1 para 5, enquanto que no segundo caminhão temos o limite de 1 para 3.

Perguntas interessantes