História, perguntado por buenofeengabriinha, 1 ano atrás

segunda guerra mundial as fases da guerra

Soluções para a tarefa

Respondido por maris069
4
1ª fase (1939-1942) Caracterizou-se por uma rápida ampliação, assinalada por importantes conquistas das forças do Eixo. Desde o início do conflito, os alemães chocaram o mundo pondo em prática a blitz-krieg (guerra-relâmpago) que consistia numa série de ataques rápidos e simultâneos desfechados por canhões de longo alcance, tanques blindados e pela Força Aérea Alemã. Por meio da blitzkrieg que a Alemanha abateu a Polônia e, em seguida, anexou a porção ocidental do país. A parte oriental, tal como havia sido combinado, ficou para a União Soviética. Em 1940, as forças alemãs conquistaram a Dinamarca, a Holanda, a Bélgica, a Noruega e a França. No início de agosto de 1940, a Força Aérea Alemã passou a bombardear as cidades inglesas, arrasando bairros inteiros e matando milhares de civis. Mas a Inglaterra não se rendeu. A Força Aérea Inglesa (RAF) reagiu e, fazendo uso de radares, conseguiu vencer inúmeras batalhas aéreas contra o invasor. Diante disso, os alemães viram-se forçados a adiar a invasão do território inglês. Foi aí que Hitler se voltou para o leste e começou a planejar a conquista da gigantesca União Soviética. Preparava-se para isso quando precisou desviar parte de suas tropas a fim de socorrer Mussolini, que fracassara ao tentar dominar a Grécia. No decorrer de 1941, dois acontecimentos influenciaram profundamente o curso e o desenlace da guerra: a incursão da União Soviética pela Alemanha, iniciada no mês de junho, e o ataque do Japão à base militar norte-americana de Pearl Harbour, no Havaí, no mês de dezembro. 2º fase (1942-1945) Caracterizou-se pela contra-ofensiva bem sucedida dos aliados (Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética, França e outros aliados). Interessados pelas opulência soviética, Hitler passou por cima do trato firmado com Stálin e desferiu uma violenta ofensiva contra a União Soviética. Surpreendidos, os soviéticos adotaram a antiga tática "terra arrasada", que consistia em ceder espaço, destruindo antes tudo aquilo que podia ser útil ao adversário. Na cidade de Stalingrado, deu-se uma das batalhas mais importantes e violentas da Segunda Guerra, a Batalha de Stalingrado. Os soviéticos quebraram o mito da invencibilidade nazista, obrigando os alemães à sua rendição. Os Estados Unidos, também contribuíram decisivamente na luta contra o Eixo. Além de participarem no conflito desde 1941, os norte-americanos forneceram aos seus aliados enormes quantidades de equipamento bélico, tanques, navios e aviões de boa qualidade. Os norte-americanos venceram os japoneses nas importantes batalhas navais de Midway e Mar de Coral, conseguindo barrar a ofensiva nipônica no Pacífico. No final desse mesmo ano, enquanto os ingleses venciam os alemães e italianos, na batalha de El Alamein (Egito), tropas anglo-americanas (tendo a participação do Brasil) desembarcaram no Marrocos e, em pouco tempo, dominara o norte da África.
Respondido por corintianojopm
4

A primeira fase (1939-1942) foi marcada por uma rápida expansão territorial dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Nessa fase, os alemães realizaram a chamada ‘Guerra Relâmpago’, achando a Europa e outras partes do mundo desprevenidas. Aproveitando-se da situação, Hitler realizou rápidos e simultâneos ataques, utilizando armas de longo alcance, tanques e a Força Aérea Alemã (Lufwaffe).

Em apenas três semanas de guerra, a Polônia foi dominada e repartida pelos alemães. A parte ocidental do território polonês ficou sob domínio nazista; e a parte oriental foi controlada pelos soviéticos. A divisão da Polônia entre a Alemanha e a União Soviética ficou acordada no Pacto Germano-Soviético de 1939.

Outra ofensiva alemã se deu ao norte da Europa, no ano de 1940. A Alemanha conquistou a Dinamarca, a Noruega, a Holanda, a Suécia (onde exploraram a grande produção de aço sueco) e a França.

A Alemanha dominou o norte da França, e a parte sul do país ficou sob domínio francês, governada pelo Marechal Pétain, que colaborou com os alemães, instalando o governo de Vichy. Entretanto, não foram todos os franceses que se ‘venderam’ aos nazistas – muitos, juntamente com o General Charles De Gaulle, formaram a resistência francesa.

Após dominar quase toda a Europa continental, Hitler voltou-se para a Inglaterra, o único país que resistiu aos ataques alemães. A marinha inglesa impediu a invasão alemã pelo mar, e a Força Aérea Inglesa (RAF) mostrou-se superior à esquadra alemã, evitando a derrota inglesa.

________________________________________________________

A segunda fase da guerra (1942-1945) foi marcada pela contraofensiva dos Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética. Em 1941, os exércitos alemães, carentes de mantimentos, de combustíveis e de matérias-primas, resolveram invadir a Rússia em busca desses produtos. Houve, então, o rompimento do Pacto Germano-Soviético de não agressão entre a Alemanha de Hitler e a União Soviética de Stalin.

O exército alemão invadiu a Rússia em 1941, massacrou o exército vermelho soviético e conquistou Moscou, a capital russa. A contraofensiva russa ocorreu no ano de 1943, quando os russos reorganizaram o exército vermelho e derrotaram os nazistas na Batalha de Stalingrado. A derrota para os russos foi a primeira grande baixa no exército alemão durante a guerra. Os soviéticos iniciaram uma marcha para Berlim (capital da Alemanha), fato que ficou conhecido como primeira frente, momento que os aliados começaram a marcha para conquistar os nazistas. Começava, assim, o declínio do Eixo.

 

Com a entrada dos Estados Unidos da América, os aliados ganharam um grande poder bélico. Esse fato foi fundamental para a vitória dos aliados contra o Eixo, em 1945. Portanto, a entrada dos Estados Unidos e da Rússia foi um dos principais fatores que marcaram a segunda fase da guerra.

 




Perguntas interessantes