segunda consulta eletrônica, a quantidade de votos a favor da greve foi decisiva para o seu início. As principais reivindicações foram: - Piso salarial de R$ 2.400,00 para regime de trabalho de 40h. - Recomposição salarial de 15%, alusivos às perdas de 2015. - Incorporação das gratificações ao vencimento inicial básico. João é o representante do CPERS e precisa estabelecer uma estratégia visando evitar que a curva de greve seja inferior aos danos oferecidos pelo tempo de greve, tanto para o sindicato quanto para os professores grevistas. Sendo assim, quais medidas você poderia utilizar para assessorar João nessa tarefa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão esperado:
Primeiramente, devemos reforçar aos representantes do governo que as exigências dos professores são cabíveis e necessárias para a justiça laboral dessa profissão, e que a decisão pela greve se deu pelo fato de que as negociações anteriores não haviam sido atendidas. Devemos, então, estabelecer alguns critérios, reforçando a importância de cuidar para que o tempo de greve não se estenda muito, pois os dias parados poderão implicar em um corte dos salários desde o início da paralisação, dependendo da interpretação da justiça.
Mesmo tendo um veredito contra o corte dos salários, os professores deverão compensar os dias de greve. Então, quanto mais tempo parados, mais tempo de aula e sobrecarga de atividades os professores enfrentarão em um futuro próximo. Mesmo não tendo previsão legal, deveríamos insistir nas tentativas de negociação coletiva, sendo esse o principal motivo que leva o setor público a ficar mais dias em greve do que no setor privado, pois a administração pública somente poderá atender ao princípio da legalidade, ou seja, agir somente de acordo com a lei.
Deveríamos também expressar o descontentamento em relação à lei orçamentária, sendo essa o principal motivo de não recebermos os ajustes exigidos em períodos anteriores. Sendo assim, com a devida antecedência, seria possível o governo do Estado prever esses ajustes no próximo período de gastos orçamentários. Muito válido aqui estabelecer contatos constantes com a administração pública, cobrando a previsão desses valores logo após a formalização das nossas reivindicações.
Outra estratégia a ser adotada é fortalecer a comunicação e a parceria com os demais sindicatos ligados aos demais servidores públicos com o objetivo de pressionar a administração pública a reservar os valores reivindicados pelos servidores com base na Lei da Responsabilidade Social. Outra estratégia a ser utilizada, a fim de diminuir a curva de greve, é demonstrar, para a administração pública, os graves problemas gerados para a sociedade por cada dia a mais de greve dos professores.
Quando ocorre uma greve, as crianças precisam ficar em casa, logo, as famílias sofrem com consequências de planejamento logístico e, em muitos casos, essas consequências podem afetar a vida laboral dos pais que trabalham em empresas privadas. Outra estratégia poderia estar relacionada às condições salariais às quais os professores desfrutam no momento, uma vez que elas não acompanham as variações dos preços praticados no mercado e que são básicos para a sua sobrevivência, como alimentação, vestimenta, combustíveis, etc. Esse critério deve ser bem relevante mesmo que o Estado não tenha como principal objetivo o lucro, como nas instituições privadas, pois os servidores públicos também injetam grandes valores, promovidos pelo consumo, no mercado econômico do estado e do país.
Temos que levar em conta que uma greve muito longa acaba prejudicando mais os sindicatos e os professores do que o Estado, pois os sindicatos não receberão suas mensalidades no período, e os professores, além de não receberem os salários, terão que estender as atividades ao período de férias, prejudicando também a qualidade no ensino oferecido.
Explicação: