ENEM, perguntado por Alekson456gabriel, 1 ano atrás

Seguindo os parâmetros de correção do Enem , voçes dariam quanto nessa redação ?

Desde o início da década passada a sociedade brasileira foi submetida a um paralisante regime de contenção mental, de inibição e empobrecimento intelectual, de rebaixamento de expectativas, de redução de ambições. Se a Nova República e a Constituinte permitiram que sonhássemos um país diferente e melhor, a realidade acabou se mostrando mais dura que os piores pesadelos. Nesse sentido , é possível afirmar que a sociedade civil brasileira tem sido espectadora de um complexo ciclo, ainda inacabado, , de uma triste realidade que vigora ainda hoje em nossos dias e que se personifica no grave problema da prática de bullying nas escolas do Brasil.O que exige uma discussão mais ampla sobre como uma sociedade que se declara civilizada e globalizada ainda perpetua atitudes que provocam retrocesso .


Onde se encontra a preocupação em construir uma institucionalidade propiciadora da exigente dinâmica de um processo de desenvolvimento? Quem organiza e opera um sistema nacional de inovações, quem responde por viabilizar a rede logística (intermodalidade viária, matriz energética assentada na renovação, comunicações no estado da arte, e, por definição, integrada)? Qual o Pacto Federativo a sustentar o espraiamento do processo por todas as partes do território nacional? A nossa Federação continuará sendo a única no mundo que confere status de ente autônomo aos municípios, cuja imensa maioria não apresenta viabilidade administrativo-financeira? Que sistema político-partidário melhor se compraz com os desideratos de um Brasil desenvolvido, socialmente includente, igualitário e democrático, economicamente dinâmico, ambientalmente sustentável, entre outros valores demandados pela cidadania? Quem cuidará para que o equilíbrio regional esteja sendo permanentemente perseguido?


Desenvolvimento nacional requer um Estado apto a conduzir complexos processos de transformação socioeconômica e político-cultural. Um Estado organizado para dirigir e dotado de capacidade de governo que o habilite a lidar com a delicadeza e as exigências da tarefa. É chegada a hora de tentar uma compreensão global e profunda da nossa realidade. Destacar os problemas sem lentes cor-de-rosa, analisá-los em sua complexidade sem escamotear aspectos desagradáveis, situá-los nos contextos apropriados, procurar entender os processos que os produzem. Terão que ser reconhecidos os potenciais existentes, que são muitos e de diversas naturezas, as tendências favoráveis em curso, as oportunidades existentes e as que podem se abrir. Pois são elementos poderosos para a superação dos problemas. E combater as tendências desfavoráveis com criatividade e determinação. Ser realista para poder ser eficaz.


Aos técnicos governamentais e aos pesquisadores e estudiosos dos problemas brasileiros caberão tarefas de suma importância. De partida, a mais imediata é superar o arquipélago no qual se encontram e construir pontes generosas em direção a todas as ilhas (de conhecimento e cultura organizacional) onde se situam. Superar a visão segmentada proporcionada pela especialização radical e pela fragmentação organizacional. Passar a lidar com os complexos problemas afetos ao desenvolvimento, respeitando a complexidade que lhes é própria. Admitir a multidimensionalidade da vida humana, presente na unidade de cada indivíduo, tornado ser social pela convivência socialmente regulada com outros tantos. Reconhecer e superar as deficiências cognitivas próprias das nossas respectivas inserções nos processos sociais de produção de ações e de conhecimentos. Formular conceitos e produzir explicações capazes de apanhar globalmente as realidades objeto de intervenção. Organizar informações que expressem o que é técnica e politicamente importante, para sobre eles poder haver a decisão apropriada. Ofertar aos dirigentes e aos atores sociais elementos relevantes a compor as explicações que necessitam para agir em cada situação. Sem pretender a exaustão, fica evidente que se trata de uma pequena revolução em nossas concepções e práticas. Produzirão desconfortos, inseguranças e insatisfações momentâneas. Pouquíssimo provável, no entanto, que não desafiem os espíritos lúcidos e comprometidos com o país. As realizações pessoais serão proporcionais aos avanços coletivos. Um desafio intelectual nada desprezível.

Soluções para a tarefa

Respondido por miriakezia
6
então 700, pois passou de 30 linha e o texto está muito complexo e cansativo,não é possível observar de cara as competências do MEC só lendo até o fim para observar.. se tivessem 30 linhas certinhas .. e não fosse tão complexo estaria com 980! fora disso está tão perfeito,dominando à língua portuguesa e faltou alguns pontos no lugares certos,acentos em lugares errados e também uma coisa importante: o enem ele que um texto redirijido bem,ele não quer um texto super difícil! faça um texto mais claro na propostade um texto dissertativo argumentativo, o difícil às vezes que você pensa pode arruinar sua redação o fácil bem dirigido pode deixa sua redação com uma nota muito boa! .. mais fora isso.. Perfeito! abraço!

Alekson456gabriel: olá , muito obrigado pela sua resposta . agradeço pelo tempinho que voçe tirou para me responder . bem , de fato , a redação ficou muito extença e com períodos bem longos e que concerteza não dariam de ser colocadas em apenas 30 linhas , conforme exigido pelo mec . se não for pedir muito , gostaria que voçe me ajudasse a dar uma resumida na redação , destacando pontos importantes que voçe achou legal na mesma . se poder , ficaria muito feliz , me ajudaria muito
Perguntas interessantes