ENEM, perguntado por Bruninha6037, 1 ano atrás

Seguindo os estudos sobre a sociedade e de acordo com a teoria de Karl Marx: "a análise de uma sociedade, a qualquer momento de seu desenvolvimento histórico, deve começar pela análise de seu modo de produção: em outras palavras, (a) a forma tecno-econômica do ‘metabolismo entre homem e natureza’ (Marx), o modo pelo qual o homem se adapta à natureza e a transforma pelo trabalho; e (b) os arranjos sociais pelos quais o trabalho é mobilizado, distribuído e alocado." (HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo, Companhia das letras, 1998, 175-177). De acordo com o enunciado, analise as afirmações: I-A realidade histórica em suas contradições, dialéticamente apresenta-se em constante transformação, sendo a luta dos contrários o motor do pensamento e da realidade. II-O materialismo dialético revela a materialidade do mundo, ao afirmar a anterioridade da matéria em relação à consciência; a vida espiritual da sociedade como reflexo da vida material. III-O enunciado apresenta a preocupação dos estudos sobre a sociedade no que diz respeito ao seu processo evolutivo e imutável que tem como estrutura um desenvolvimento previsível e estático. Assinale a alternativa correta: Selecione uma alternativa: a) As afirmações I; II; III estão corretas; b) As afirmações I e II estão corretas; c) As afirmações I e III estão corretas; d) As afirmações II e III estão corretas; e) Somente a afirmação III está correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

É correta a alternativa B.

No modelo proposto por Marx, a história da humanidade é a história de mudanças profundas, que são o resultado do conflito entre classes antagônicas, que são definidas por modos de vida que são profundamente diferentes. Neste sentido a matéria (e as condições objetivas) formam a consciência (e os sujeitos do mundo), devendo haver uma mudança estrutural para que haja uma mudança "moral".

III é falsa, pois não há, para Marx, uma estrutura estática, embora seja possível prever que os conflitos são impossíveis de serem conciliados.

Perguntas interessantes