Seguindo os critérios de correção do ENEM , quanto voçes dariam nessa redação ?
OBS: ( Sou iniciante , ainda tenho muito que evoluir em termos gramaticais , coesão e coerência textual e dentre outros aspectos relevantes) .
Desde o final dos anos 1980 nós, brasileiros, deixamos de nos indagar sobre o que poderíamos ou gostaríamos de ser como nação. Há uns treze anos, o então presidente da República afirmou que o Brasil não mais seria um país subdesenvolvido, mas apenas injusto. Esqueceu, ou conscientemente ignorou, que todos os países considerados desenvolvidos são muito mais igualitários que o nosso. E não explicou o que seríamos se não mais éramos subdesenvolvidos. Da afirmação presidencial aos dias de hoje pouco se falou sobre a pátria que desejamos e como construí-la. Nesse sentido , é possível afirmar que a sociedade civil brasileira tem sido espectadora de um complexo ciclo, ainda inacabado, de uma triste realidade que vigora ainda hoje em nossos dias e que se personifica no grave problema da prática de bullying nas escolas do Brasil.O que exige uma discussão mais ampla sobre como uma sociedade que se declara civilizada e globalizada ainda perpetua atitudes que provocam retrocesso .
Não parece ser de todo exagerado concebermo-nos como se situados em uma encruzilhada. O obstáculo a ser ultrapassado é grande: romper com as amarras mentais e ideológicas que nos cegaram para tantas coisas, que nos acostumaram com o retrocesso, com o trágico e a barbárie, que nos aprisionaram no pensar pequeno e em pautas que não são as exigidas por um projeto de desenvolvimento nacional. Será necessário recuperar a visão profunda, alargar os horizontes intelectuais, dar vazão à inventividade, resgatar valores culturais básicos da nacionalidade e retomar ambições históricas para que essa problemática não venha assolar ainda mais a nação.
Pensar o desenvolvimento do Brasil em perspectiva larga implica superar as visões compartimentadas, disciplinares e ultra-especializadas que hoje predominam. Exige mais do que pesquisar o passado ou tentar acompanhar os movimentos do presente. Exige olhar para frente, com acuidade e globalidade, procurando vislumbrar futuros alternativos possíveis e identificar os que mais se aproximam da situação pretendida para que se possa, então, ter indicações melhor orientadas sobre como agir no presente para construir o que se deseja.
Torna-se evidente, portanto, a necessidade de se entender esse problema e propor medidas que, entre outras, tornem mais eficazes propostas já lançadas e amenizem - ou até resolvam - essa questão. Se o governo e atores sociais comprometidos forem capazes de estimular e coordenar as vontades coletivas, as chances serão consideráveis. Não podemos deixar de lembrar, como mostram diversas experiências históricas, que quando as regras de representação democrática e a soberania do voto popular são aplicadas e respeitadas por longos períodos, mesmo sem unidade de visões e interesses, podem ser criados valores, consensos e pressões para que a alternância de poder não impeça a continuidade de grandes objetivos nacionais pactuados implícita ou explicitamente. Eles devem nortear a atualização permanente do projeto de desenvolvimento, sendo que o mais indicado a fazê-la é o governo. Este detém visão global, possui as informações necessárias, dispõe de quadros técnicos e de capacidade de mobilização da inteligência e dos atores nacionais. E, principalmente, possui a legitimidade e a liderança sem as quais a tarefa se torna impossível.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olha, eu não sou um especialista no assunto, mas eu te indicaria a ser mais objetivo, pois seu texto ficou muito extenso e cansativo. E quanto a linguagem, eu acho que poderia ser menos formal, pois pareceu um pouco forçado essa formalidade toda.
A e uma dica que eu acho muito importante e faço questão de usar é a citação de conceitos filosóficos, como tambem de dados referentes ao assunto, pois ajudam a ressaltar os argumentos e a resolução proposta para o assunto.
A e uma dica que eu acho muito importante e faço questão de usar é a citação de conceitos filosóficos, como tambem de dados referentes ao assunto, pois ajudam a ressaltar os argumentos e a resolução proposta para o assunto.
Alekson456gabriel:
mas se voçe fosse um corretor , qual nota voçe daria ?
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás