Seguindo o comando da nossa Constituição Federal, em 2001 foi aprovado o Estatuto da Cidade. Essa lei contém os objetivos e as diretrizes da política urbana brasileira, ou seja, ela nos informa qual o tipo de cidade que devemos construir. O Estatuto da Cidade veio para possibilitar o cumprimento da função social da cidade e da propriedade, (…) promovendo um verdadeiro exercício do direito à cidade, direito à moradia e, quiçá, a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
DIAS, D. M. S. Democracia Urbana? Disponível em: < https://www2.mppa.mp.br > Acesso em 24 set. 2021 (adaptado).
Uma política pública que atua para concretizar os princípios apresentados no texto nos centros urbanos brasileiros é a:
A) desregularização do mercado imobiliário.
B) priorização de áreas de atrações turísticas.
C) qualificação dos aglomerados subnormais.
D) remoção de shoppings de bairros periféricos.
E) concessão de estímulos ao transporte individual.
#simuladoENEM2021
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra C, a qualificação de aglomerados subnormais compreende dotar áreas de interesse social com infraestrutura e serviços adequados, garantindo o atendimento de necessidades básicas e condições de qualidade de vida, o que permite um usufruto maior do coletivo à totalidade das áreas urbanas.
Em relação às outras alternativas:
A) INCORRETA. A desregularização do mercado imobiliário resultaria na retirada de qualquer mecanismo de controle da lógica mercantilista sobre o espaço urbano, agravando o quadro de desigualdade social.
B) INCORRETA. Locais turísticas constituem áreas urbanas gentrificadas, características pelo preço mais elevado de serviços e do solo urbano em relação ao elevado interesse mercadológico. A gentrificação constitui uma dinâmica que resulta na segregação social dos espaços urbanos.
D) INCORRETA. O impedimento de construção de shoppings implica restringir as atividades comerciais em bairros periféricos, colaborando para a concentração econômica e o privilégio da população de áreas centrais, o que não está de acordo com os princípios da democracia urbana.
E) INCORRETA. O transporte individual, por uma razão econômica e estrutural, prejudica a mobilidade urbana, uma vez que limita a expansão do transporte coletivo e público, que constitui um meio de garantir acessibilidade ao espaço urbano, democratizando-o.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/10174543
https://brainly.com.br/tarefa/12330279
Uma política pública que atua para concretizar os princípios apresentados no texto nos centros urbanos brasileiros é a: qualificação dos aglomerados subnormais - letra c).
Vamos aos dados/resoluções:
A Urbanização fica caracterizada quando uma determinada população urbana começa a projetar um crescimento maior do que foi apresentado pela sua população rural, que acaba divergindo em duas vertentes:
- Crescimento natural da população;
- Êxodo Rural;
E analisando as outras alternativas, verificamos que:
- Alternativa a): Incorreta, porque quando ocorrer uma falta de regulação pela parte do mercado imobiliário, que acaba impactando ainda mais o espaço urbano e com isso, a desigualdade de maneira geral.
- Alternativa b): Incorreta, pois quando pensamos em pontos turísticos, eles acabam possuindo preços mais elevados em todos os aspectos, o que acaba segregando esses espaços urbanos.
- Alternativa c): é a única correta.
- Alternativa d): Incorreta, porque a não autorização de shoppings por exemplo, acaba limitando as atividades comerciais, o que gera a falta de privilégio e democracia.
- Alternativa e): Incorreta, pois o transporte individual acaba afetando a mobilidade urbana como um todo, que acarreta em problemas de acessibilidade e inserção.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/10174543
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)