História, perguntado por eu1mesmk, 9 meses atrás

Seguem-se passagens do romance “Senhora”, de José de Alencar, retiradas do seu capítulo XI. Sobre eles, formulam-se observações, uma delas inadequada. Marque esta.

a)“A maneira afável por que a moça o tratava tinha, senão desvanecido completamente, ao menos embotado as suscetibilidades de sua consciência acerca do ajuste que fizera com Lemos. Não que se absolvesse de culpa; mas esperava remi-la pelo amor”(O personagem Seixas, no caso, bem ao gosto romântico, considera que o amor tudo pode, pode resgatar todas as dívidas)

B)“Às vezes, porém, ele aproveitava um pretexto para falar-lhe nesse estilo terno e mavioso, que é como o canto do amor, e por isso não carece da ideia, mas somente do vocábulo sonoro, para embalar o coração aos suaves arpejos dessa música” (aqui, o amor é caracterizado, romanticamente, como algo oposto à razão)

c)“Pensando bem, o modo por que ajustara seu casamento não era nenhuma novidade; todos os dias se estavam fazendo dessas alianças de conveniência, em termos idênticos, se não mais positivos” (a passagem nos remete a uma visão crítica aos casamentos com interesses financeiros, comuns à época do romance)

d)“Meu amigo, se não tem que fazer agora, vamos concluir o negócio. Isto de casamento é como a sopa; não se deixa esfriar.” (Essa fala do personagem Lemos, tutor de Aurélia, vincula diretamente as ideias de “casamento” e “negócio”)

e)“Seixas (...) temia a cada instante ver dissipada a doce ilusão com que sua alma disfarçava a transação por ele aceita. A ideia de aparecer ante a moça sob o aspecto de um especulador era-lhe um suplício.” (o narrador, nessa passagem, tenta mostrar mais claramente o lado negativo do personagem Seixas)

Soluções para a tarefa

Respondido por victornogueira200844
0

Resposta:

letra d confiaaaaaaaa

Perguntas interessantes