SEGUE ANEXO
1. No primeiro quadrinho, que efeito de sentido produz a locução adjetiva "de proporções continentais"? Em seguida, dê alguns exemplos de adjetivos que poderiam substituir essa locução sem alterar seu valor
2. Observe o termo meritíssimo no segundo quadrinho. Trata-se de uma derivação imprópria consagrada. Explique a afirmação e justifique exemplificando
3. Ainda no segundo quadrinho, qual é a função sintática de culpado? Qual é a importância desse adjetivo para o entendimento da tirinha?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)R= o efeito de sentido de " proporções continentais" é que, geralmente esse termo é utilizado para considerar países que geralmente tem um tamanho recorrente a um continente, mas no quadrinho, foi usado para dizer o tamanho do vexame da personagem. Podem ser usados como adjetivos: comprimento, altura, intensidade, dimensão, tamanho, profundidade, largura, extensão.
só consegui responder até aí, o resto não entendi, desculpe
Explicação:
1. O efeito do uso da locução "de proporções continentais" é exagero para indicar o quão grande foi o vexame que Hugo deu por estar bêbado.
Adjetivos equivalentes:
vexame gigantesco/colossal/monumental.
2. O termo meritíssimo é uma derivação imprópria consagrada porque se trata de um adjetivo que é empregado frequentemente como substantivo para designar juiz de direito.
3. O termo culpado exerce a função sintática de predicativo do sujeito (é um atributo do sujeito "meu cliente").
Não é esperado que um advogado declare que seu cliente seja culpado. Assim, entendemos como esse é um advogado ruim. Essa situação quebra a expectativa e provoca o humor da tirinha.
Derivação imprópria
Esse tipo de derivação ocorre quando há mudança na classe gramatical da palavra.
Por exemplo, originalmente o termo "meritíssimo" é um adjetivo, com sentido de "de muito mérito, muito merecedor". Mas já está cristalizado o uso desse termo como substantivo para se referir ao juiz de direito.
Mais sobre derivação imprópria em:
https://brainly.com.br/tarefa/48054596
#SPJ2