Português, perguntado por lavinyasonaly6346, 1 ano atrás

Segmento 1

... e isto Deve ter dado uma sensação de poder... uma sensação... de domínio sobre a natureza... que no final das contas toda a evolução humana... não deixa de ser exatamente a evolução do domínio que o homem tem sobre a natureza... a possibilidade que ele tem de manipular as coisas em seu próprio proveito... certo? ...(KOCH. Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1992. p. 102. (Repensando a Língua Portuguesa))

Segmento 2

... eu acho que o meu conceito de morar bem é diferente um pouco das pessoas que eu conheço... a maioria das pessoas pensa que morar bem é morar num apartamento de luxo... é morar no centro da cidade... perto de tudo... nos locais onde tem assim mais facilidade até de comunicação ou de solidão como vocês quiserem... meu conceito de morar bem é diferente... eu acho que morar bem é morar fora da cidade... é morar onde você respire... onde você acorde de manhã como eu acordo e veja passarinho à vontade no quintal... é ter um quintal... é ter árvores... é morar perto do mar eu não entendo se morar longe do mar. (KOCH, Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto. 1992. p. 103. (Repensando a Língua Portuguesa).)

1. No segmento 1, o professor explica a noção de evolução humana. Que recursos discursivos ele utiliza para garantir que o aluno compreenda suas informações?
2. Releia o segmento 2. Que recursos conversacionais você observa?
3. No segmento 2, com que finalidade o locutor organizou suas explicações de forma mais elaborada?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
17
1. O professor traz explicações conclusivas, comparação, utiliza-se da função fática da linguagem ("certo?"), personifica seu relato com traços de empatia.

2. Há divagações, e uma referência direta ao interlocutor ("como vocês quiserem"), exemplos e descrições.

3. Uma finalidade descritiva, de comparação.
Perguntas interessantes