Português, perguntado por rafaelagutierrez, 3 meses atrás

Sedentarismo faz mal à saúde. Disso todo mundo sabe.
O que ninguém imaginava, e um novo estudo acaba de revelar, é que ficar 6 horas diárias sentado pode provocar efeitos permanentes. No caso, elevar o risco de morte: que fica 18% maior para os homens e 37% maior para as mulheres. “Passar muito tempo sentado, independentemente do nível de atividade física [do indivíduo], provoca consequências metabólicas importantes”, dizem os autores do estudo, que foi realizado pela Sociedade Americana do Câncer e acompanhou 123 mil homens e mulheres ao longo de 13 anos.
O pior é que esse risco aumenta mesmo se a pessoa estiver em forma e praticar exercícios regularmente. Motivo: depois de algumas horas sem caminhar, o organismo interrompe a produção da lipase, enzima que os músculos usam para queimar gordura. Essa gordura fica circulando no corpo, onde eleva os níveis de triglicérides e mau colesterol (LDL), aumentando o risco de doenças cardiovasculares.
Em testes feitos com ratos, a lipase caiu dramaticamente após 4 horas de inatividade – e só voltou ao normal depois de 4 horas de caminhada. Como o metabolismo dos ratos é diferente do humano, esses números não podem ser transpostos diretamente.
Mas a conclusão é clara. Não adianta ir à academia de manhã ou à noite e ficar todo o resto do tempo sentado. É importante se mexer durante todo o dia. Boa desculpa para se levantar da mesa e ir bater papo com os colegas no café.
Benefícios das atividades físicas para o cérebro
Pesquisas revelam que a atividade física melhora concentração, memória, aprendizagem e estimula o nascimento de neurônios

Não é segredo que a atividade física produz inúmeros benefícios para o corpo, mas agora a ciência reuniu provas suficientes para adicionar um novo e poderoso efeito à sua lista de ações positivas: o aprimoramento do cérebro.
As mais recentes descobertas indicam que a prática regular de exercícios ajuda a pensar com mais clareza, melhora a memória e proporciona um grande ganho na aprendizagem. Novos estudos sugerem que as mudanças podem ser ainda maiores, alterando a própria estrutura do órgão ao incentivar o nascimento e o desenvolvimento de neurônios.

Essas conclusões são de uma ampla revisão de pesquisas que acaba de ser divulgada nos Estados Unidos por uma das mais renomadas cientistas no campo da neurogênese, Henriette van Praag (Ph.D), do Laboratório de Neurociências do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.
Henriette e seus colaboradores afirmam que há maior produção de neurônios e um aumento das substâncias que atuam na nutrição e desenvolvimento dessas células em animais submetidos a exercícios regulares. O trabalho foi publicado pela revista “Current Topics in Behavioral Neurosciences”.
A cientista detectou ainda que o exercício aumenta a capacidade do cérebro de se adaptar e criar novas conexões, a chamada neuroplasticidade. Em estudos com ressonância magnética feitos em indivíduos foi possível também observar que quem se exercita regularmente produz uma intensa atividade no hipocampo. Essa região cerebral está relacionada à memória e à aprendizagem, e lá estão armazenadas as células-tronco que darão origem aos novos neurônios.

1 - Escreva qual é o principal assunto abordado em cada texto.

* “Ficar sentado torna a vida mais curta” - ______________________________________
_______________________________________________________________________

* “Benefícios da atividade física para o cérebro” - ________________________________
_______________________________________________________________________
2 - O que acontece no organismo quando a pessoa fica algumas horas sem caminhar?

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________


3 - Segundo as recentes descobertas científicas, escreva três benefícios que a prática de exercícios físicos traz para o desenvolvimento neurológico.

A prática de exercícios físicos:

_________________________________________________________________;

_________________________________________________________________;

_________________________________________________________________.


4 - Defina as palavras a seguir, de acordo com as informações do segundo texto.

Neuroplasticidade -

Hipocampo -

5 - De acordo com o texto, escreva o que cada situação traz de benefício para o corpo.

Dormir bem -

Correr e caminhar -

Alongar-se -

Andar de bicicleta -

Soluções para a tarefa

Respondido por gilvaniamello38
0

Resposta:

desculpa mas ainda não estudei está matéria

Perguntas interessantes