Filosofia, perguntado por Danylly, 1 ano atrás

Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, inspirado nas ideias liberais que se expandiam na Europa, no século XVIII, promoveu como ministro do rei de Portugal D. José I, um processo de reformas que atingiram o Estado português e suas áreas coloniais. Dentre outros efeitos das reformas pombalinas, podemos citar a expulsão dos jesuítas do Brasil. A educação jesuítica, segundo Pombal, já não contemplava totalmente os interesses da Corte Portuguesa, que eram eminentemente comerciais e visavam a melhoria das finanças do reino. Enquanto os jesuítas se preocupavam com a formação de um “império temporal cristão”, o Marquês de Pombal pensava em organizar a escola para atender aos interesses do Estado, o que provocou a expulsão dos representantes da Companhia de Jesus, no ano de 1759.

A respeito de repercussões das reformas de Pombal na colônia Brasil, analise o que segue abaixo.



I. A Reforma Pombalina pouca repercussão ocasionou na área da educação, em todo o império colonial português. No Brasil, não ocorreu nenhuma alteração no sistema de ensino organizado pela Ordem dos Jesuítas.

II. Quanto aos conteúdos, a reforma pombalina continuou privilegiando os de caráter literário e verbalista, como faziam os jesuítas, substituindo os colégios de nível secundário por aulas régias que continuaram estruturadas no ensino de gramática latina e grega e teórica, estudo de “letras humanas”, mas eram disciplinas isoladas, como ocorria na metrópole

III. As vantagens proclamadas pelo ensino reformado decorriam da intenção de oferecer aulas de línguas modernas, como o francês, além de desenho, aritmética, geometria, ciências naturais, no espírito dos novos tempos.



É correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a. I, II e III estão corretas.
b. apenas em II e III.
c. somente em I.
d. somente em I e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por BIADINHA
5
é a letra B. acabei de fazer e acertei
Perguntas interessantes