Português, perguntado por carolemanuella, 1 ano atrás

(SEAP) Leia o texto abaixo e responda à questão. 

Os movimentos pacifistas e ecológicos foram de fundamental importância durante os anos 80. Na realidade, desde a década de 70, a partir do surgimento de várias entidades ecológicas nos países desenvolvidos – Partido Verde, da Alemanha, Greenpeace e outras –, parte da sociedade e em especial os jovens começaram a combater, efetivamente, a agressão ao meio ambiente e a corrida armamentista, fazendo com que, no decorrer da década de 80, ecologistas e pacifistas empunhassem a mesma bandeira no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Era uma crítica contra o crescimento industrial descabido e a valorização de uma vida voltada apenas para a produção e o consumo material.
A maioria desses movimentos sempre procurou pressionar as duas superpotências – Estados Unidos e União soviética – e os demais países desenvolvidos a encontrar caminhos mais humanitários e menos perigosos para resolver suas questões internas e, também, para ajudar os países do Terceiro Mundo a atenuar suas dívidas externas. As tentativas desses últimos em cumprir os prazos de pagamento apenas dos juros de suas dívidas têm refletido em graves problemas internos, como a fome e a miséria da população. Queremos destacar em especial os problemas referentes à ecologia, que acabam por desencadear um processo desenfreado de exploração desses países periféricos em relação aos seus próprios recursos naturais, com consequências desastrosas, como é o caso do Brasil.
Por isso, pacifistas e ecologistas do mundo inteiro continuam criticando e denunciando os graves problemas que afetam o meio ambiente. Por exemplo, o uso indiscriminado de inseticidas e outros produtos que destroem a camada de ozônio – espécie de escudo que protege o planeta das perigosas radiações ultravioleta, causadoras do câncer de pele; ou, então, a ocupação irracional da região amazônica e o desrespeito às terras dos índios (símbolo da convivência harmoniosa entre o homem e a natureza).
(BRANDÃO, Antonio Carlos; DUARTE, Milton Fernandes. Movimentos culturais da juventude. São Paulo: ed. Moderna, 1990, p. 97-98.)

Que expressão substitui Por isso, em destaque no início do terceiro parágrafo?


Além disso
Em função disso
Em primeiro lugar
No entanto
Como


joellima10: mas carde a pergunta ?????
joellima10: o a questão para responder ?
joellima10: oiiiii vc esta ai?

Soluções para a tarefa

Respondido por erickramos97
3
Por isso é o mesmo que "em função disso".

wsasarahlopes: "em função disso" é única alternativa que indica um sinônimo capaz de substituir “por isso” é a alternativa D. Apesar da similaridade, as outras alternativas não podem substituir a expressão destacada.
Perguntas interessantes