Biologia, perguntado por limawendell, 11 meses atrás

Se uma mulher Rh- se casar com um homem Rh+ qual a probabilidade de o segundo filho do casal se desenvolver eritroblastose fetal?

Soluções para a tarefa

Respondido por katiaapps
123
Vamos lá, a mãe é Rh- (ou rr), este tipo de sanguíneo não possui antígeno Rh, mas possui plasma Anti-Rh, o pai pode ser Rh ou RR, estes dois tipos possuem antígeno Rh e não possuem plasma Anti-Rh e desses dois modos o Rh+ se manifesta no feto, para a eritroblastose fetal se manifestar o feto terá Rh+ automaticamente, se o pai for Rr, há 50% de chance do filho ser também Rh+ e de desenvolver a doença. Já se o pai for RR terá 100% de chance do feto ser Rh+ e de desenvolver a doença.

katiaapps: O pai pode ser Rr* ou RR
Respondido por MikeCnt
32

Resposta:

56,2% de chance, se o primeiro feto misturar seu sangue ao da mãe no parto.

Explicação:

1) O que é o sistema Rh:

É um fator presente no sangue, uma substância natural. Porém, há quem não tenham essa substância no sangue (o que é determinado geneticamente por um alelo dominante) e esses são chamados de Rh-. Ou seja, quem tem é denominado Rh+ e quem não tem, Rh-.

2) Sobre dominância:

Um gene dominante é aquele que expressa um fenótipo mesmo estando sozinho (um único genitor já é suficiente para o filho desenvolver), posto que qualquer fenótipo tem interação com no mínimo dois alelos (um do pais e um da mãe) que juntos fazem a dinâmica de produção de proteínas que expressam uma característica. Nesse caso, sendo o gene dominante, apenas um alelo R já é suficiente para expressar o fator Rh. Portanto, qualquer indivíduo de genótipo Rr ou RR terão o fator na corrente sanguínea, ao passo que os rr serão Rh-.

3) Probabilidade do filho ser Rh+:

Sendo a mãe negativa (rr) e o pai positivo (podendo ser RR ou Rr), há duas possibilidades:

  • Pai Rr: em um cruzamento Rr x rr, há duas possibilidades de combinação, como mostra a imagem: rr ou Rr. Ou seja, 50% de chances do bebê ser positivo.
  • Pai RR: Há apenas a possibilidade do bebê ser Rr. 100% positivo.

Assim sendo, há 50% de chances do pai ser Rr e, se ele for, ainda há 50% de chances do bebê ser negativo. Multiplicando as duas probabilidades, há 25% de chance de um filho do casal nascer com Rh-. Ou seja, 75% de chance de ser Rh+

4) Eritroblastose fetal:

Acontece quando a mãe é Rh- e o filho é Rh+ e há contato sanguíneo entre eles durante o parto. Como a mãe não tem o fator, quando o sangue do filho entra em contato com o dela, o organismo dela entende o fator Rh como um corpo estranho e produz anticorpos contra ele para um futuro contato; da mesma forma que funcionaria uma vacina. Se ela engravidar novamente e se o segundo filho for também Rh+, os anticorpos contra Rh da mãe vão passar para o filho e destruir as hemácias dele, causando inúmeros problemas no desenvolvimento do feto.

5) Probabilidade da eritroblastose:

Há 75% de chances do primeiro filho ser Rh+ e outrps 75% do segundo ser positivo. Multiplicando: 3/4 x 3/4 = 9/16 = 0,562 = 56,2%

Continue estudando sobre eritroblastose fetal https://brainly.com.br/tarefa/3029387

Anexos:
Perguntas interessantes