Se um problema computacional puder ser representado através de um grafo, dizemos que este grafo é um modelo para o problema. A partir do modelo, é necessário pensar num algoritmo que o resolve, e para isto, faz-se necessário uma forma de representação deste grafo computacionalmente. Há diversas maneiras de se representar um grafo computacionalmente. Considere que uma estrutura de dados "a" foi utilizada para representar um grafo g=(v,e), sendo "v" o conjunto de vértices e "e" o conjunto de arestas de "g". Além disso, "a" é indexada em vxv e é definida por:
Soluções para a tarefa
Podemos definir que temos A representando a matriz de adjacência do grafo.
Matriz de Adjacência
Uma das formas de representar um grafo utilizando matrizes é por meio da matriz de adjacência.
A matriz de adjacência de um grafo é uma matriz quadrada cuja ordem é igual a quantidade de vértices do grafo considerado. Nesse caso, o elemento da linha n e coluna m da matriz será igual a 1 se existe uma aresta ligando os vértices associados a n e m e será 0 caso contrário.
Observe que, variações dessa matriz podem ser utilizadas para representar grafos direcionados e grafos com pesos nas arestas.
Complemento da Questão:
(...) Desta forma, podemos dizer que “A” se refere à (ao):
A (i, j) = 1, se {u, v} ∈ E | 0, caso contrário.
Entenda mais sobre grafos em:
brainly.com.br/tarefa/43635169
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