Se um gato cinzento heterozigoto for cruzado com uma fêmea do mesmo genótipo (ou seja, também heterozigota) e com ela tiver 16 descendentes, qual a proporção mais provável para os genótipos dos seus filhotes?
Soluções para a tarefa
Seria esperado uma proporção de de indivíduos homozigotos dominantes (4 indivíduos), de indivíduos heterozigotos (8 indivíduos) e de indivíduos homozigotos recessivos (4 indivíduos).
Como resolver essa questão?
Para resolver essa questão devemos nos relembrar da Primeira Lei de Mendel. Ela defende que uma característica é determinada por um par de fatores que se separam quando há a formação dos gametas. Ou seja, na formação de um filhote de gato, metade de seu genótipo irá vir da mãe, e metade do pai.
Sabendo disso, podemos nomear arbitrariamente os alelos de "A" (para os dominantes) ou "a" (para os recessivos). Como o enunciado nos diz que ambos os pais são heterozigotos, sabemos portanto que os genótipos são "Aa".
Para encontrarmos a proporção mais provável dos genótipos dos 16 filhotes, podemos realizar o cruzamento "Aa x Aa". Para facilitar a visualização desse cruzamento, podemos criar um quadro na qual a primeira linha e a primeira coluna representam os genótipos dos pais, como pode ser visto abaixo:
Agora, relacionando as linhas e colunas, podemos unir os genótipos parentais para formar as possibilidades de genótipos dos filhotes. Então, temos:
A partir disso, basta contar a quantidade de genótipos:
- De 4 genótipos, apenas um é homozigoto dominante (AA). Portanto, proporção de .
- De 4 genótipos, dois são heterozigotos (Aa). Portanto, proporção de .
- De 4 genótipos, apenas um é homozigoto recessivo (aa). Portanto, proporção de .
Por fim, bastar calcular o número de filhotes com determinado genótipo:
- de 16 é 4. Portanto, é provável que haja 4 filhotes "AA" e 4 filhotes "aa".
- de 16 é 8. Portanto, é provável que haja 8 filhotes "Aa".
Saiba mais sobre genética em: brainly.com.br/tarefa/508309
#SPJ1