"se queres aprender a rezar, arrisca te no mar". Comente esse ditado português, considerando o medo coletivo que as populações europeias da época tinham do "outro mundo"
Soluções para a tarefa
A ideia do ditado é que o mar era tão perigoso que transformaria qualquer pessoa, mesmo que não fosse uma pessoa de muita fé, em um grande religioso, de modo que logo estaria rogando com todas as suas forças por sua vida.
Isto era motivado tanto por motivos supersticiosos - como o medo de monstros marinhos - como por motivos perfeitamente racionais, pois os navios eram bastante precários e as viagens eram consideravelmente perigosas, de modo que "aventurar-se no mar" para fazer uma viagem mercantil poderia trazer grandes riquezas, mas também poderia facilmente levar à morte o "aventureiro".
Além dos riscos das viagens também havia os riscos dos "selvagens", os povos nativos do continente americano, que os europeus temiam que poderiam lhes capturar e comer em algum ritual nativo, elemento que tornava toda a situação uma verdadeira aventura.
O ditado afirma que o mar era tão perigoso que transformaria qualquer pessoa em religioso diante de seus desafios, pois era necessário fé para superá-los.
As superstições relativas ao mar
No período das grandes navegações, o mar era visto como local perigoso, cheio de monstros e com grandes desafios para aqueles que ali se aventuravam. O medo de monstros marinhos era comum, além das viagens serem precárias e com poucas condições de higiene durante o percurso, o que causava doenças na tripulação.
Leia mais sobre grandes navegações em:
https://brainly.com.br/tarefa/2103120
#SPJ3