Se puder, reúna com seus colegas e Professores de História e Sociologia em videoconferência para debate e/ou faça uma breve pesquisa sobre o Socialismo e avaliando os conceitos Marxistas, aponte os pontos positivos e negativos do Socialismo, esquematizando entre os ideais louváveis.
Soluções para a tarefa
Resposta:Sociologia
No campo da sociologia, as contribuições de Marx destacam-se, principalmente, por seu método de análise social. É importante salientar que essa área do conhecimento ainda não havia sido consolidada como uma ciência rigorosa quando Marx está entre o período intermediário e final de seus escritos. Essa consolidação somente se dá, de fato, com o francês Émile Durkheim.
No entanto, o reconhecimento da produção material da humanidade como fator fundante das sociedades humanas e o reconhecimento da história humana como fruto da luta de classes, ou, em outros termos, o reconhecimento das diferenças sociais e a fundação do materialismo histórico dialético permitem uma nova balizagem para os estudos sociológicos. A qual é influente nos trabalhos de pesquisadores da sociologia ainda nos dias atuais.
Nietzsche, exceto:
a) A vontade de potência: motivo básico da ação do homem, a vontade de viver e adaptar-se aos
desígnios sociais.
b) O super-homem: indivíduo que é capaz de superar-se e possui um valor em si.
c) O eterno retorno: recorrência permanente dos mesmos evento.
d) Bondade, objetividade, humildade, piedade, amor ao próximo, constituem valores inferiores.
Negativo: pouco incentivo pessoal ao desenvolvimento e produção; baixa geração de riquezas
A resposta correta está em: Sociologia.
A teoria central de Marx gira em torno da divisão social e das lutas de classe, como podemos entender:
O capitalismo é a linha econômica que tem a burguesia como detentora do acúmulo de capital, e, maior controladora das atividades.
Pelo fato de Marx e Engels refletirem sobre a organização da sociedade onde a minoria, é composta pela burguesia, ou seja, aquela que detém a maior parte do capital, e, a maioria é composta pelo proletariado, parcela da população que busca condições favoráveis de vida através do trabalho assalariado, ou seja: A camada financeiramente mais rica e a parcela segregada, fato exposto por Marx em suas teorias sobre a luta de classes.
Negativo: pouco incentivo pessoal ao desenvolvimento e produção; baixa geração de riquezas