"(...) Se, por um lado, essa elite era dominante graças à sua permanente defesa dos valores e princípios herdados do peninsulares que se haviam estabelecidos na América ao longo dos anos, por outro lado esse mesmo grupo sofria cotidianamente um contexto de profunda discriminação em termos de sua efetiva participação na administração e no clero de diversas colônias. Tudo isso concorria para uma grande tensão racial, a grande marca deste processo de ruptura."O texto retrata um momento da História da América. Qual momento e a que região da América colonial ele se refere. A partida desta resposta, compare este momento com outro momento semelhante de outras regiões da América colonial no que se refere a: qual o estopim para estes acontecimentos ? Quais os setores sociais envolvidos e suas responsabilidades ? Quais sistema políticos foram instalados nas respectivas regiões após estes acontecimentos ? Quais suas consequências ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O estopim para os acontecimentos foi a Guerra Peninsular, ocorrida entre o Império Francês e o Império Espanhol, enfraquecendo a capacidade espanhola de dominar as suas colônias.
Se envolveram nos atos revolucionários majoritariamente os membros da elite criolla - filhos de espanhóis nascidos nas Américas.
Foram instalados sistemas republicanos nas antigas colônias, embora tais "Repúblicas" estivessem sob o controle das elites nacionais.
A principal consequência dos atos foi a perda de prestígio da Espanha, que entrou em um período de decadência, e eventualmente a expansão da influência dos Estados Unidos nas Américas.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás