Se pensarmos nos processos de socialização pelos quais os indivíduos passam na construção de sua subjetividade e para a formação de sua identidade, vamos perceber a importância que a educação tem neste percurso. O primeiro ciclo educativo acontece através do contato com o grupo familiar, ou seu substituto, nos primeiros anos de vida, quando são internalizados os valores sobre os quais será construída a identidade do indivíduo. Na sequência, outra instituição importante é a escolar, agente de socialização secundária mais relacionado com a aquisição de conhecimentos e habilidades – competências – que contribuem para a inserção do indivíduo em outras esferas de sua vida, relacionadas tanto com atividades a serem praticadas, quanto com relações interpessoais, grupais e organizacionais.
Com a ascensão do capitalismo, o papel da escola passou a ser também o de facilitar a apropriação e a valorização de características socioculturais como a ideia de criança dependente, que precisa ser auxiliada na internalização das normas sociais e na submissão à ideologia dominante.
Referência:
MIRANDA, M. G. O processo de socialização na escola: a evolução da condição social da criança. In: LANE, S. CODO, W. (orgs). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2006.
Considere os conhecimentos sobre a instituição escolar adquiridos em Psicologia Social, notadamente os conteúdos da unidade quatro, e responda a pergunta:
Em oposição ao papel da escola, descrito acima, quais são as tarefas que a escola deve assumir a favor das classes populares, em uma perspectiva socio-histórica?
Assinale a resposta correta:
( ) Além de ensinar os conteúdos objetivos de português, matemática, história, geografia, etc., a escola deve valorizar as características socioculturais das classes populares, para que os conteúdos difundidos com base na ideologia dominante, sejam assimilados criticamente, evitando a alienação do saber.
( ) A escola é uma instituição importante na transmissão da cultura, portanto deve proporcionar a todos os estudantes, independentemente das classes sociais, o conhecimento de todas as matérias humanas e científicas, sem promover diferenças entre elas, facilitando a integração social.
( ) Em primeiro lugar é necessário compreender que hoje o termo “ideologia dominante” pode ser considerado sob diversos pontos de vista, e nesse sentido podemos pôr em questão a ideia de alienação dos primórdios do capitalismo, fortalecendo o papel da escola.
( ) A escola deve assumir um paradigma neoliberal, a fim de proporcionar às classes populares, oportunidades de empreender e de se responsabilizarem pela construção do seu próprio futuro, eliminando a cultura vitimista imposta pela visão socialista de mundo.
( ) A missão da instituição escolar é contribuir com o desenvolvimento da inserção dos indivíduos na sociedade e não é possível diferenciar o ensino em consideração às diferenças socioculturais que se apresentam, portanto a função da escola é se ater aos assuntos ligados ao conhecimento, evitando subjetividades.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
VVVFF.
Analisando essa citação, vemos que a organização escolar pode ser entendida como um mecanismo social para a promoção social do conhecimento entre os indivíduos, auxiliando assim em sua formação.
Deste modo, mesmo que essa organização tenha relação com a política, o espaço escolar é um lugar de aprendizagem, e, principalmente de inclusão, onde tanto os alunos quanto os professores aprendem não só sobre os conteúdos didáticos como sobre relações pessoais e como aplicá-las em seus cotidianos.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Saúde,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás