História, perguntado por vichudson8314, 1 ano atrás

[...] Se os ricos viviam um passado sem presente, os pobres viviam um presente sem um passado. Essa consciência do gozo do momento permeava a vida cotidiana do homem do povo. Forçados a trabalhar para viver, escravos e pobres, homens e mulheres sentiam, de forma muito mais clara, a significação da percepção e da fruição. Essa massa estava presente nos teatros, nos anfiteatros, nos bares e nos templos. Assistiam a tragédias, a recitais musicais e poéticos, a diversos gêneros de comédias [...] assim como às lutas de gladiadores e entre homens e feras [...]. Compunham, ainda, suas próprias canções, trovas, músicas, danças. (FUNARI, Pedro Paulo A. A vida cotidiana na Roma Antiga. São Paulo: Annablume, 2003. p. 26-27.) a) Por que o autor afirm a que "os pobres viviam um presente sem um passado"? Justifique. b) Os trabalhadores romanos tinham diversas opções de lazer. Para os políticos, a estratégia do "pão e circo" servia para acalm ar as multidões. Segundo o autor, o que esses espaços de lazer representavam para os trabalhadores?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
46
Boa noite!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 

O sentimento de ser um escravo, assim como sua liberdade tomada, não dava ao indivíduo o beneficio de pensar sobre o tempo de sua vida, pois o mesmo era dedicado exclusivamente aos senhores que cuidavam dos mesmos. 

Além disso, a observação desses espaços, permitia aos escravos sentir uma falsa sensação de liberdade, onde poderiam fazer outras atividades mas mesmo assim tinham um senhor sob seu domínio o qual deveriam servir até sua morte. 


Espero ter ajudado. 

Um abraço. 
Respondido por kimpchyungoppa
7

Resposta: Já responderam a A mas não responderam a B.

Eu vou responder pra vocês.

B) O "pão e circo" era o máximo de diversão que um trabalhador romano recebia em seu dia a dia, sendo este seu momento de lazer e descontração. A constando dualidade de ter de pensar em como seus benefícios são escassos e fúteis mas não querer gastar seu precioso tempo livre com o mesmo é algo que nós podemos pensar nos dias atuais mas são coisas não tão comuns naquela época.

Perguntas interessantes