se os pacientes foram diagnosticados com a mesma doença a malaria porque os acessos febris ocorrem em intervalos distintos nos pacientes 1 e 2
Soluções para a tarefa
A Malária é uma doença que causa infecção, sendo transmitida pelo protozoário do gênero Plasmodium. O vetor, responsável por conduzir o protozoário a infectar o homem é o mosquito Anopheles.
Os picos de febre dos pacientes estão relacionados com o ciclo de vida do Plasmodium no homem.
Após a picada do mosquito fêmea Anopheles contaminado com o plasmódio, os esporozoítos na saliva do mosquito entram na corrente sanguínea e chegam no fígado, infectando os hepatócitos. A maturação nos hepatócitos pode levar até 4 semanas. Durante o período de maturação, os esporozoítos podem gerar até 40 mil merozoitas, ou ainda permanecerem em estágio dormente (hipnozoítas), e gerar recaídas da doença no futuro.
Quando os hepatócitos se rompem, os milhares de merozoitas são lançados na corrente sanguínea e invadem os glóbulos vermelhos (eritrócitos), dando início a reprodução assexuada.
Dependendo do tipo de plasmódio, a ruptura dos eritrócitos ocorre a cada 48 horas ( Plasmodium Vivax) ou a cada 72 horas ( Plasmodium malarie). Já o Plasmodium falcipare não apresenta um ciclo certo de ruptura dos eritrócitos.
Os sintomas da malária como a febre e calafrio ocorrem justamente quando há ruptura dos eritrócitos. Por isso, pacientes com malária não necessariamente apresentam mesmo intervalo de ocorrência da febre, por esta ser ocasionada por diferentes tipos de plasmódio.