Pedagogia, perguntado por lucianovalente9, 9 meses atrás

Se os alunos vão para a escola para aprender e nós, que recebemos alunos com diferentes níveis de desenvolvimento real, não nos encontramos preparados e/ou disponíveis para lidar com a diversidade humana e com os seus talentos, como conseguiremos superar as exclusões praticadas? Como contribuiremos para a construção de uma sociedade mais justa e democrática? Como a LDB responde a tais indagações?

Soluções para a tarefa

Respondido por camilabsales1
9

Resposta:

o que é LDB?

Explicação:

Respondido por edna1100
2

Resposta:letra A Orienta que se efetuem...

Explicação:

Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiaiAlém da Constituição Brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN, também assegura o direito de todos a educação e mais que isso, do direito a programas suplementares de suma importância e que uma vez bem aplicados, muito colaborariam para a igualdade de permanência e não só de acesso a escola. Observemos, o que a LDBN assegura, no seu artigo 3º, [...] VIII - atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.6

Como podemos observar a Lei que dita as diretrizes da educação - LDB, não só assegura o atendimento ao educando no ensino fundamental, base da educação, como também afirma que o atendimento destas crianças e jovens deve ser complementado com o material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência a saúde. Todavia, é de suma importância ressaltar a presença em escolas públicas brasileiras, de crianças que sequer tem uma base financeira na família e frequentam as aulas com diversos tipos de enfermidades devido ao baixo nível social de vida familiar.

Devido à baixa condição salarial dos pais, encontramos em muitas salas de aulas brasileiras crianças abaixo do peso, desnutridas, que levam consigo, como único intuito de freqüentar as aulas, assegurar o acesso a programas assistenciais do governo que sem a presença escolar são retirados, bem como ter acesso no intervalo das aulas, a merenda escolar que, em muitos casos falta, é mal preparada ou não oferece a qualidade necessária a alimentação de crianças que estão em plena fase de desenvolvimento e, que como tais necessitam de maiores suplementos, devido às condições que estas vivem com suas famílias, muitas vezes abaixo da linha da pobreza.

Se observarmos com atenção o grande problema que envolve a dificuldade que encontramos em promover uma maior igualdade no que diz respeito à educação e a formação social destes indivíduos, é o problema que envolve suas famílias. Famílias estas em condições precárias de vida, com baixíssimas rendas e em alguns casos sem renda, são famílias que dependem dos projetos governamentais, projetos estes que acabam não atingindo da forma como deveriam aqueles que necessitam da implementação de uma educação social direcionada.

O que acaba acontecendo é que as famílias que apresentam baixa renda e participam destes projetos governamentais, acabam não compreendendo de fato, o direcionamento que este deveria ter. Depositam assim nos filhos, a responsabilidade de freqüentarem as aulas, apenas para assegurar o direito de continuar recebendo os benefícios, esquecendo-se assim do real compromisso que a criança, o jovem e a família deve ter com a educação, que é o de aprender e desenvolver o crescimento social, físico, psicológico e cultural.s

Perguntas interessantes