Psicologia, perguntado por joseantoniosiquieri, 11 meses atrás

"Se os adultos sofriam com internações involuntárias e violentas e com tratamentos ineficientes e desumanizados, a criança e o adolescente sequer encontravam um espaço de acolhida adequado à sua particularidade. Superar o “manicômio” – como rede de valores e ações que institucionalizam a violência à liberdade do homem e o desrespeito pela criança – e acabar com o hospital psiquiátrico físico inclui uma reformulação afinada com o que rezam as políticas públicas de Saúde Mental e de proteção à criança e ao adolescente"

Quais particularidades e especifidades deve ser consideradas para pensar a clinica de saúde mental infantil?

Soluções para a tarefa

Respondido por lorenawelington10
23

Resposta:

Descrever e analisar a situação atual de desenvolvimento da política pública brasileira de saúde mental infantil e juvenil, com foco nos Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil e na rede intersetorial potencial de atenção à saúde mental infantil e juvenil que engloba outras políticas relacionadas à criança e ao adolescente em âmbito nacional.

MÉTODO: Análise de publicações e dados oficiais do governo brasileiro sobre a implantação e/ou distribuição de serviços públicos nacionais relacionados à criança e ao adolescente.

RESULTADOS: A política brasileira de saúde mental infantil e juvenil tem como ação central a implementação de Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil para atendimento dos casos de transtornos mentais que envolvem prejuízos funcionais severos e persistentes. Existe uma rede intersetorial potencial de cuidado que pode se efetivar com a articulação das ações específicas de saúde mental infantil e juvenil nos setores da saúde geral/atenção básica, educação, assistência social e justiça/direitos. Esta articulação será de grande importância para o atendimento de problemas mais freqüentes, que envolvem prejuízos mais pontuais.

DISCUSSÃO: No Brasil, o incremento do sistema de cuidados depende da expansão da rede de serviços de saúde mental infantil e juvenil, dos mais aos menos especializados, e de sua articulação efetiva com outros setores públicos dedicados ao cuidado da infância e adolescência.

Explicação:

Respondido por andialex
0

As particularidades e especificidades que devem ser consideradas para se pensar em clínica de saúde mental infantil são quando a criança apresenta quadros de:

  • depressão,
  • ansiedade,
  • pensamentos suicidas,
  • automutilação,
  • comportamentos perturbadores ou perigosos ou outras necessidades de saúde mental.

Tudo isso sob recomendação do médico, psiquiatra ou terapeuta.

Fatores que influenciam a saúde mental das crianças

Os principais fatores que influenciam a saúde mental das crianças são o ambiente social e psicológico.

Os fatores ambientais desempenham um papel importante na etiologia dos problemas emocionais na infância.

Uma investigação clínica adequada permite identificar fatores de risco para o desenvolvimento de problemas de saúde mental e garantir a intervenção precoce para crianças em risco.

Saiba mais sobre saúde mental em: https://brainly.com.br/tarefa/30036121

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes