Sociologia, perguntado por micheledasilvarodrig, 5 meses atrás

se olharmos para o nosso vida cotidiana percebemos mudanças constante, feitos do alcance da modernidade. explique​

Soluções para a tarefa

Respondido por clarinhapaivam
1

Quando falamos em Modernidade nos referimos a uma forma de organização social que surgiu a partir do século XVIII no Ocidente cuja influência teve alcance mundial (GIDDENS, 1991). O conceito de Modernidade está associado a transformações nas instituições políticas, econômicas e na vida cotidiana derivadas de revoluções políticas e econômicas, como por exemplo a Revolução Francesa e a Revolução Industrial Inglesa que marcou o desenvolvimento do capitalismo (MARTINS, 2021). O capitalismo criou um novo modo de vida que produziu mudanças profundas no trabalho, nas cidades, na vida rural, na relação sociedade e natureza, no consumo de mercadorias, nas subjetividades humanas e distinguiu a vida social moderna da vida social de outras culturas consideradas tradicionais, antigas.

A realidade da vida moderna mudou a visão de progresso permanente que dominou no século XIX o conceito de modernidade. A razão, a tecnologia, a ciência, o Estado eficiente e um capitalismo produtivo deram lugar a críticas e desencantos interpretadas por sociólogos clássicos. Karl Marx faz um diagnóstico do capitalismo moderno como uma engrenagem que transforma a maioria das pessoas em peças dependentes e exploradas do mecanismo econômico. Durkheim remete à ausência de regras, normas e valores culturais o que produz instabilidade e falta de integração social. Max Weber associa a racionalização que caracteriza as organizações burocráticas da vida moderna como uma forma de controle que aprisiona os indivíduos. Simmel fala da intensificação dos estímulos nervosos que o indivíduo da modernidade experimenta com a multiplicidade da vida econômica, ocupacional, social e do aumento da intelectualidade para se inserir na vida moderna.

As experiências e as consequências positivas e negativas da modernidade ao final do século XX geram visões teóricas distintas. Uma mais otimista, que entende que a modernidade vai evoluir em direção a formas mais maduras e aperfeiçoadas, tecnológicas (high tech), com aquisição de conhecimento e educação permanente através de formas diversas, e outras críticas, baseadas na destruição ecológica, como os impactos das mudanças climáticas, os riscos financeiros, o ritmo das cidades, os conflitos, as desigualdades sociais cada vez mais extremas.

Se olharmos para nossa vida cotidiana percebemos mudanças constantes, efeitos do alcance da modernidade. Por exemplo, o uso das tecnologias que permite novos tipos de vínculos sociais e sociabilidades quando os smartphones e as redes sociais criadas pela internet se disseminam como meios e formas de comunicação, principalmente entre a juventude; modos de consumir por meio de compras de forma on-line; transformações no trabalho com o surgimento do home office; o fenômeno da globalização; a exclusão do acesso às tecnologias digitais. Essas mudanças estariam transformando o mundo contemporâneo para um novo e perturbador universo de experiências (SZTOMPKA, 1998) e novas conceituações são apresentadas: “alta modernidade”, “pós-modernidade”, “modernidade líquida”, “hipermodernidade” que definiriam uma descontinuidade nas características da modernidade ou uma nova forma de organização social.

ESPERO TER AJUDADO

Perguntas interessantes