se o Pinóquio dizer "meu nariz vai crescer!" e o nariz dele crescer, ele vai estar mentindo ou dizendo a verdade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
provavelmente mentindo por que cresceu mais se crescer ele vai tá falando verdade aí vai criar um paradoxo
Resposta:
Depende.
Explicação:
Mentir seria distocer oque se considera uma verdade ou relativa á distorção do que se baseia em algo distante da realidade. Nesse caso, oque aconteceria? Conclusão: Resulta em nada, porque o pinóquio não estaria necessariamente mentindo, ele não saberia oque realmente aconteceria e então ele se "enganar" com as possibilidades.Por exemplo: se alguem enganar ele dizendo que o Shrek tem uma maquina do tempo (ou seja, o Shrek não tem uma maquina no tempo), ele vai contar pra alguém que o Shrek tem uma maquina do tempo, mas o nariz dele não vai crescer porque ele realmente acreditou na informação ( mesmo ele falando algo que nao é verdade), logo ele não vai " se enganar ". Da mesma forma que ele não sabe se o nariz dele vai continuar do mesmo tamanho ou não, ele não vai poder enganar o próprio pensamento, pois não acredita em nenhuma das duas possibilidade. E se mesmo que ele tivesse absoluta certeza de alguma das duas possibilidades ( crescer ou ficar do mesmo tamanho) ? Por exemplo, se ele acreditasse que ficaria do mesmo tamanho, ou seja, não iria crescer (oque é incoerente e não faz sentido, porém ele acreditasse nisso como uma verdade *ABSOLUTA* ) e falasse "meu nariz vai crescer", então aí sim o nariz dele vai crescer porque ele estaria contrariando oque ele tomou como uma informação verdadeira, da mesma forma que, se ele acreditar que o nariz fosse crescer e falasse " meu nariz não vai crescer" mesmo assim ainda iria crescer, pelo fato de que, mesmo não existindo coerência basear verdade absoluta nisso, ele ainda estaria se enganando. Mas em uma ocasião onde ele acredita que o nariz dele vai crescer e diz "meu nariz vai crescer ", ficaria do mesmo tamanho porque até o momento que ele disse isso, foi o momento em que nariz dele não expressou nenhuma das possibilidades ( exemplo: Considere uma *verdade absoluta assim como 1+1=2, que viagem no tempo é não possível, *e a humanidade inteira não sabe disso*, alguém acredita que é possível e diz que é possível, essa pessoa não está mentindo, está dando sua opiniãos sincera, mas sim dizendo algo que não "bate com a realidade"),então sem saber que realmente não iria crescer, ele falou algo em que acreditava e não uma verdade absoluta pois ele foi sincero em dizer oque pensa mesmo o nariz não crescendo. Resumindo:
1°, Se ele não acreditasse em uma das possibilidades verdadeiramente e falasse _meu nariz vai crescer/não vai crescer_ , o Nariz dele não iria crescer, pelo simples fato de não se induzir ao autoengano (provável).
2°, se ele acreditasse como uma verdade absoluta que que o nariz _iria crescer/não iria crescer_ e falasse
_"meu nariz vai crescer" /"meu nariz não vai crescer"_ (achar uma coisa, dizer outra)
Simplesmente iria crescer pelo fato de contrariar uma informação que ele considera uma verdade absoluta. (autoengano) (improvável).