Se o Pinóquio disser "MEU NARIZ VAI CRESCER AGORA" O QUE ACONTECE
Soluções para a tarefa
⠀
⠀⠀☞ Nada acontece pois Pinóquio não é capaz de dizer esta frase, o que configura a hipótese como um pseudo-paradoxo. ✅
⠀
⠀
⠀⠀ Quando analisamos a história do Pinóquio logo concluímos que existe certa magia na estrutura do boneco que não só fala, tem vontades e pensamentos como também tem o livre-arbítrio para mentir. Porém, ao mentir, algo mágico em sua natureza faz com que este ato seja um gatilho para uma relação de causa-consequência com o crescimento do seu nariz. Mentir é a única ação causadora do crescimento do seu nariz.
⠀
⠀⠀ Tendo dito isto, passemos para o cenário do enunciado:
⠀
- Se for verdade que o nariz dele irá crescer naquele instante, ou seja, se aquela declaração dele for a causa do nariz crescer, então sua afirmação na verdade terá sido também uma mentira (o que seria uma contradição: uma declaração verdadeira e falsa ao mesmo tempo);
⠀
- Se for mentira que o nariz dele irá crescer naquele instante então o nariz dele necessariamente irá crescer naquele instante, o que resultará na sua declaração ter sido também verdadeira (o que resultaria também em uma contradição: uma declaração falsa e verdadeira ao mesmo tempo).
⠀
⠀⠀Com isso há somente uma conclusão lógica possível: a mesma mágica que faz com que seu nariz cresça ao mentir impedirá que ele fale isto, ou seja, o cenário do enunciado é impossível e portanto configura um pseudo-paradoxo. ✅
⠀
⠀
⠀
⠀
☁
⠀⠀⠀⠀☕
⠀
() ☄
✍
❄☃ ☘☀
⠀
⠀
⠀
⠀
Trata-se de um conflito de lógica baseado na famosa história infantil do boneco Pinóquio, cujo nariz crescia sempre que o mesmo contava uma mentira.
Imagine o Pinóquio dizendo a frase:
"Meu nariz vai crescer agora."
Neste caso, duas hipóteses, igualmente válidas poderiam acontecer:
1) O nariz de Pinóquio não cresce. Então ele disse uma mentira, portanto, o nariz deve crescer;
2) O nariz de Pinóquio cresce. Então ele disse uma verdade, portanto, o nariz dele não tinha motivo para ter crescido.
Em ambos os casos, seria gerada uma contradição, pois, se o nariz cresce, ele não deveria ter crescido e, se não cresce, deveria ter crescido.