se o motor exerce uma força constante de 300N sobre o cabo, determine a velocidade da caixa de 20kg quando ela desloca de s= 10m aclive acima, partindo do repouso. o coeficiente de atrito cinetico entre a caixa e o aclive e 0,3
Soluções para a tarefa
Que agem na caixa:
A força peso, a força do motor, a tração da corda e a força de atrito.
No motor temos a força de tração.
Calculando a força resultante sobre a caixa e fazendo sua equação dinâmica:
Como a força de atrito é dada pela constante multiplicada pela força normal temos:
Agora substituindo:
Como a força resultante da caixa é a sua massa vezes a aceleração temos:
A força no motor age a força de tração. Logo temos que a força de tração é 300 N.
Logo resolvendo:
A aceleração é 27m/s²
Com as fórmulas do MRUV temos:
Logo a velocidade será de 23.23 m/s.
Pronto.
Resposta:
AVA - Se conseguir Fazer
Explicação:
Segue Abaixo a questão:
Nas forças conservativas, os trabalhos gerados por estas não dependem da trajetória do movimento da partícula, sendo relacionados apenas com as posições inicial e final. Assim, o peso das partículas ou a força gerada por uma mola são forças conservativas, uma vez que o trabalho gerado pela força peso depende apenas do deslocamento vertical, e o trabalho da força da mola está relacionado apenas com a compressão ou o alongamento da mola.
Um exemplo de força não conservativa é a força gerada pelo atrito, pois o atrito gerado durante o movimento de uma partícula sobre uma superfície será maior quanto maior for a trajetória. Consequentemente, maior será também o trabalho quanto maior a trajetória.
Se o motor exerce uma força constante de 300 N sobre o cabo, determine a velocidade da caixa de 20 kg quando ela se desloca de S = 10 m aclive acima, partindo do repouso. O coeficiente de atrito cinético entre a caixa e o aclive é μ = 0,3.
a.
10,20 m/s
b.
8,50 m/s
c.
12,30 m/s
d.
10,85 m/s
e.
14,25 m/s