“Se o Império deixou de ser o inimigo do cristianismo, a ponto de certos clérigos indagarem-se se a destruição de Roma não anunciaria o fim do mundo, a ameaça vem, doravante, dos povos germânicos, na maioria ainda pagãos [...]. Eles encontram-se então, em dissonância com as populações católicas dos territórios onde se instalaram [...]. Desse ponto de vista, os francos, ainda pagãos no fim do século V, fazem uma escolha politicamente mais pertinente: seu rei, Clóvis, que percebe muito bem a força adquirida pelos bispos de seu reino, decide converter-se ao cristianismo [...]”.
Acerca da cristianização dos reinos bárbaros, leia as afirmações abaixo: I – O processo de cristianização dos reinos bárbaros, no decorrer do período medieval, demonstra o reconhecimento da influência do cristianismo sobre os indivíduos daquele período.
II – Apesar da conversão de alguns reinos germânicos ao cristianismo, não se pode afirmar que as doutrinas religiosas contribuíram para uma alteração na postura dos impérios bárbaros na Idade Média.
III – A expansão do cristianismo, após a conversão de Clóvis e outros chefes bárbaros ao longo da Alta Idade Média, representou a consolidação de um modelo político-administrativo baseado no cesaropapismo.
IV – Apesar da aproximação entre uma instituição religiosa e o Estado, no início do período medieval, não houve a sobreposição de forças de uma instituição sobre a outra, pelo menos até o século X. É correto apenas o que se afirma em: Alternativas
Alternativa 1: I.
Alternativa 2: I e II.
Alternativa 3: II e III.
Alternativa 4: I, II e IV.
Alternativa 5: I, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa 4:
I, II e IV.
Explicação:
Respondido por
1
Alternativa (4) . Os Bárbaros Germânicos perceberam a força do Império Católico Romano e cederam a cristianização.
Cristianização dos Reinos Bárbaros
- O Império Romano cristão tinha prestígio entre os povos bárbaros da Europa, isso facilitou o processo de cristianização.
- O cristianismo germânico, cresceu rápido e de forma voluntária.
- Clóvis I, rei dos Francos, tornou-se o primeiro rei de tradição germânica a converter-se ao cristianismo.
- Os Bárbaros eram politeísta, adoravam vários Deuses, perincipalmente Odin, sua principal divindade que reapresentava a guerra e o vento.
- Os Bárbaros perderam todas suas características culturais.
Leia mais sobre Cristianização dos Bárbaros aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/44176111
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes