Se nas sociedades tradicionais, a família e a religião com os seus respectivos princípios morais e crenças se mantinham “fortes” na consciência coletiva estabelecendo a coesão social, como seria esse processo na modernidade? Durkheim (1999) responde a essa problemática apresentando dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica. Pode-se dizer que a solidariedade mecânica e orgânica, respectivamente, são:
a)caracterizadas pela ausência de normas e pela formação dos laços estabelecidos entre os indivíduos.
b)caracterizada pela interação do indivíduo com a sociedade e pela apropriação do espaço urbano.
c)caracterizada por atividades de produção pouco diferenciada (semelhantes) e diferenciação dos ofícios realizados pelos indivíduos.
d)caracterizada pelas Revoluções Francesa e Industrial.
e)caracterizada pelo modo de organização das sociedades feudalistas e pós-modernas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a correta é a letra C a minha já foi corrigida
A alternativa correta que versa sobre o tema da solidariedade mecânica e da solidariedade orgânica, na obra de Émile Durkheim, é: "c)caracterizada por atividades de produção pouco diferenciada (semelhantes) e diferenciação dos ofícios realizados pelos indivíduos.".
Para isso, é preciso compreender a relação entre solidariedade e divisão social do trabalho para Durkheim.
Solidariedade e divisão do trabalho
Na perspectiva do sociólogo francês Émile Durkheim, a solidariedade trata dos elementos de coesão social, onde a solidariedade mecânica se refere à sociabilidade anterior a modernidade, enquanto a solidariedade orgânica versa acerca a sociabilidade do período capitalista.
Com isso, a diferença das solidariedades, com a passagem da modernidade, é a natureza da divisão social do trabalho, que no capitalismo exige uma maior interdependência entre sujeitos de diferentes territórios.
Para mais sobre Émile Durkheim, leia: https://brainly.com.br/tarefa/5779672
#SPJ2