Português, perguntado por andreiaodo, 1 ano atrás

SE NÃO FOSSE A CURIOSIDADE, NÓS AINDA ESTARÍAMOS NA IDADE DA PEDRA

HOMEM: O SER QUE PERGUNTA

Se compararmos, neste aspecto, o comportamento humano com o do animal, verificaremos que o animal não pergunta. Mas por que o animal não pergunta? Porque, para viver e reproduzir-se, dispõe do instinto que o torna capaz de fazer, embora inconsciente e sonambulamente, tudo que é necessário para sobreviver e assegurar a sobrevivência de sua espécie. O animal não pergunta, limita-se a responder aos estímulos e provocações do contexto em que se encontra, a responder imediatamente, fugindo do perigo quando é ameaçado e atacando a presa quando está com fome.
Entre o animal e o contexto não há ruptura, não há solução de continuidade. Porque o animal é natureza dentro da natureza, instinto, espontaneidade vital, inconsciência. (...)
Quando o comportamento do animal não é ditado pelo instinto (...), é ditado pelos estímulos exteriores que provocam reflexos ou respostas predeterminadas. O animal não precisa saber o que são as coisas porque sabe, por instinto, tudo o que precisa saber para sobreviver. (...)
Em contraste, o homem pergunta. E por que pergunta? Porque precisa perguntar. E por que precisa perguntar? Precisa perguntar porque não sabe e precisa viver, saber o que é o mundo em que se encontra e no qual precisa viver. Para poder viver, e viver é conviver com as coisas e com os outros homens, precisam saber como as coisas e os outros homens se comportam, pois sem esse conhecimento não poderia orientar sua conduta. Para o ser humano o conhecimento não é facultativo, mas indispensável, uma vez que sua sobrevivência dele depende. (...)
Normalmente perguntamos, sem refletir, sobre o próprio perguntar, sem indagar pelo significado dessa operação da inteligência que se acha na raiz de todo conhecimento e de toda ciência.
(CORBISIER, Roland. Introdução à filosofia. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira.)

21) Todas as alternativas estão de acordo com o texto, EXCETO:

a) Uma das estratégias utilizadas pelo autor para construir seu texto é estabelecer uma comparação entre o comportamento animal e o humano.
b) A expressão “neste aspecto”, na 1ª linha do texto, refere-se ao comportamento humano e do animal com relação ao ato de perguntar.
c) Uma das conclusões a que se pode chegar é que o animal não pergunta porque já nasce com o conhecimento do que precisa.
d) O autor esclarece a dupla reação do animal aos estímulos, ora internos, ora externos.
e) O ser humano precisa de conhecimento para viver.

Soluções para a tarefa

Respondido por JanainaAlves0
7

Resposta correta:

d) O autor esclarece a dupla reação do animal aos estímulos, ora internos, ora externos.

Explicação: Numa parte do texto o autor fala sobre os estímulos externos que provocam o instinto animal, que lhes provocam reflexos ou respostas predeterminadas, sem que seja necessário fazer perguntas, como o homem faz. Porém, em nenhum momento do texto se cita “ estímulos internos”.

Perguntas interessantes