Química, perguntado por Brunolobi, 4 meses atrás

Se na ligação iônica o elétron é doado, por que os átomos continuam ligados?

Soluções para a tarefa

Respondido por moreirasanisabele
0

Resposta:

A ligação iônica é um dos tipos de ligações químicas, que acontece com a finalidade de estabilizar dois átomos, normalmente um metal e um ametal; metal e hidrogênio. Um metal costuma doar elétrons para um ametal.

O nome define a poderosa atração eletrostática que ocorre entre os íons (átomos) opostos. Pois, a principal função da ligação iônica é realizar a doação e o recebimento de elétrons.

Íons são átomos que possuem carga elétrica pela adição ou perda de um ou mais elétrons. Os metais encontrados nas famílias IA, IIA e IIIA são átomos que têm facilidade em perder elétrons, já os ametais encontrados nas famílias VA, VIA e VIIA têm facilidade em receber elétrons.

Veja as principais características desses elementos:

Metais: são elementos mais eletropositivos e menos eletronegativos; tem tendência em perder elétrons e formar cátions; apresentam de 1 a 3 elétrons na última camada.

Não metais (ametal): são elementos mais eletronegativos e menos eletropositivos; apresentam na última camada de 5 a 7 elétrons e tem tendência a ganhar elétrons e formar ânions, são opacos e se fragmentam.


Brunolobi: Mas se é uma ligação, eles continuam juntos, se a nuvem eletrônica se estabiliza em ambos, por que eles continuam ligados?
Perguntas interessantes