se na interface uma célula com 2n cromossomos em G1 tiver uma quantidade de DNA igual a X, em S o que vai acontecer?
Soluções para a tarefa
O ciclo "de vida" celular geralmente apresenta uma alternância entre 2 fases: interfase e divisão. A interfase não é um período de "repouso celular" pois, nesta fase, a célula está em intensa atividade metabólica e dobra o seu volume. Para efeito de estudo, a interfase é dividida em 3 períodos: G1, S e G2.
Durante o período G1 (= Gap ou intervalo) ocorre síntese de RNA (transcrição) e de proteínas (tradução do código genético) fazendo o volume da célula aumentar mais rapidamente do que a área da sua superfície.
Durante o período S (= Syntesis ou síntese) ocorre a replicação de todo o DNA celular: cada cromonema se duplica e será um cromossomo durante a fase de divisão celular. Portanto, se em G1 o DNA tem uma quantidade "X" em S, essa quantidade dobra, passando para "2X". Obs.:Os cromonemas formam a chamada cromatina nuclear;
Durante o período G2 ocorre nova síntese de proteínas. Como o volume celular aumenta em progressão geométrica (PG) e a área da superfície celular aumenta em progressão aritmética (PA) há um desequilíbrio entre essas 2 grandezas, o que "descompensa" a célula. Para restabelecer o equilíbrio entre área e volume, a célula entra em divisão, que é a fase seguinte.
Espero ter ajudado.