“Se método é caminho, (...) em direção à criança alfabetizada, e se, para trilhar um caminho, é necessário conhecer seu curso, seus meandros, as dificuldades que se interpõem, alfabetizadores(as) dependem do conhecimento dos caminhos da criança – dos processos cognitivos e linguísticos de desenvolvimento e aprendizagem da língua escrita – para orientar seus próprios passos e os passos das crianças (...).”
(SOARES, Alfabetização: a questão dos métodos, 2018, p.352)
Nesse fragmento a autora se refere a questão dos diferentes métodos de alfabetização e afirma que é necessário “(...) alfabetizar conhecendo e orientando com segurança o processo de alfabetização, o que se diferencia fundamentalmente de alfabetizar trilhando caminhos predeterminados por convencionais métodos de alfabetização” (p.352) Com base nessas considerações, podemos afirma que, para Soares (2018):
( A ) A escolha de um método, seja ele qual for, pressupõe o conhecimento, por parte do professor, dos processos que envolvem o desenvolvimento e a aprendizagem da leitura e da escrita. Apenas dessa forma, o professor saberá que o melhor caminho é, sempre, o método fônico, apenas.
( B ) A escolha de um método, seja ele qual for, pressupõe o conhecimento, por parte do professor, dos processos que envolvem o desenvolvimento e a aprendizagem da leitura e da escrita. Apenas dessa forma, o professor saberá que o melhor caminho é, sempre, o método da silabação, apenas.
( C ) A escolha de um método, seja ele qual for, pressupõe o conhecimento, por parte do professor, dos processos que envolvem o desenvolvimento e a aprendizagem da leitura e da escrita. Apenas dessa forma, o professor saberá qual o melhor caminho a seguir.
( D ) O professor precisa conhecer os processos que envolvem o desenvolvimento e a aprendizagem da leitura e da escrita e, dessa forma, saberá que o método correto tem influência definitiva sobre o processo de alfabetização. São alfabetizadas, apenas, as crianças submetidas à um método específico: o método de letramento.
( E ) O professor precisa conhecer os processos que envolvem o desenvolvimento e a aprendizagem da leitura e da escrita e, dessa forma, saberá que a família tem influência definitiva sobre o processo de alfabetização. São alfabetizadas, apenas, as crianças que recebem estímulos em casa, independentemente do método adotado pelo professor.
Soluções para a tarefa
Letra c.
A escolha de um método depende inteiramente do conhcimento do educador tanto em relação as processos que envolvem a escrita e a leitura, quanto os processos que envolvem o contexto sócio-espacial em que os alunos estão inseridos.
Feito este diagnóstico prévio, torna-se possível o desenvolvimento de práticas pedagógicas coerentes com os limites e as potencialidades de cada aluno para a qualificação da aprendizagem.
Resposta:
A e s c o l h a de u m mé to do , se j a e l e q u a l f o r , pr es s u p õ e o co n he c i me n t o , po r p ar te d o p r o f e s s o r , do s pro c e ss o s q ue e n vol ve m o de s e n vo l vi me nto e a a pre n d i z a ge m d a le it u r a e d a e s c r i t a . Ape n as de s s a fo r m a, o pro f e s s o r s aber á q u al o me l ho r c am i n ho a s e g uir
Explicação: