Se fosse possível observar uma célula com um microscópio bem potente (aumentaria muitas vezes), seria possível você determinar se trata-se de uma célula procarionte ou eucarionte? Explique como você chegou a essa conclusão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sim. Para determinar se uma célula é procarionte ou eucarionte observamos a presença ou ausência de núcleo (o formato pode variar); se houver um núcleo é eucarionte e, se não houver, procarionte. O núcleo não é visível ao olho nu por conta do seu tamanho, mas um microscópio potente permite sua visualização.
Explicação:
Não apenas é possível, como também é um processo bastante utilizado especialmente em laboratórios para fins médicos de diagnóstico (biopsias e exames de cultivo, por exemplo), de pesquisa científica ou mesmo ajudar a determinar casus mortem de animais e pessoas.
Sim, seria possível determinar qual seria o tipo de célula
- E como seria possível ?
A principal característica de uma célula procarionte (que são as bactérias e as archaeas) é a falta do núcleo, ou seja, o DNA fica espalhado pelo citoplasma bacteriano, em uma célula eucarionte você veria que o DNA está dentro do núcleo.
Além disso, numa célula eucarionte, veria algumas organelas citoplasmáticas como por exemplo o complexo golgiense, mitocôndrias, retículo endoplasmático liso e rugoso, lisossomos, ribossomos, entre outras, dessas que eu citei, apenas o ribossomo (responsáveis pela síntese proteica) estão presentes nas células procariontes. Essa era uma das maneiras de identificar.
Bons estudos e espero ter ajudado