Física, perguntado por guedxander, 1 ano atrás

Se fosse possível (e parece que é) parar o fóton por 1 segundo, que direção ele então tomaria? E se seguisse o mesmo caminho do qual veio, o que o faria tomar essa decisão???

Anexos:

Bisqoito: Por curiosidade, onde viu que o fóton pode ser parado?
guedxander: Procure por "parar a luz" no Google. Há várias sites com Uol e G1 e o HypeScience que mencionam o feito. ;)
Bisqoito: Cara, isso pode dar muito papo kkkkk. Estou pesquisando aqui para tentar entender melhor isso. O curioso é que as respostas divergem. Alguns dizem que sim, outros não. Você encontrou alguma explicação do fenômeno ou só as matérias que falam que tal coisa foi feita?
guedxander: Eu confio mais no HypeScience por ser um site mais voltado pra divulgação científica. Mas sua resposta faz bem sentido já que se o fóton estivesse totalmente parado, talvez não existisse. Acho certo o mais provável pensar que o fóton deu uma "boa freada". Talvez entre a questão do espaço-tempo com teoria da relatividade, aí é física hardcore. kkkk
Bisqoito: Olha, encontrei as duas resposta. Um até que parecida com a minha, mas um cara questionou ela. É que não é permitido passar link aqui, mas se você ainda quiser ver mais discussões, procura "can a photon be stopped quora" no Google e entra no site Quora. É inglês, mas um tradutor já ajuda bastante!
guedxander: Thanks ;)

Soluções para a tarefa

Respondido por Bisqoito
1

Olha, posso estar muito errado, vou falar o que eu penso sobre isso, então não leve isso como verdade absoluta.


O fóton não possui um massa de repouso, é justamente por isso que ele consegue viajar na velocidade da luz. Tanto é que de acordo com a teoria atual, no momento da criação do fóton, ele já viaja com velocidade c. Então um fóton parado para mim é como se não tivesse energia, logo o mesmo nem existiria.


Agora, supondo que fosse mesmo possível, por mim a direção poderia ser qualquer uma tomada por ele. Seria puramente aleatória.


Como disse no começo, não tenho certeza absoluta de nada que eu disse. Podemos discutir aqui e ver até onde podemos entender esse problema..

Pergunta interessante!

Perguntas interessantes