se eu voltasse ao passado uma vez, eu já não teria voltado várias vezes? ou seja, já voltei no passado num futuro, cheguei nesse futuro, virou presente, voltei de novo, isso não criaria um paradoxo? nisso, eu teria voltado várias vezes no passado num único momento
Soluções para a tarefa
Perguntas de viagem no tempo são complexas.
Primeiro, é importante reiteirar que a Física Moderna atualmente considera inviável a viagem no tempo ao passado. Desse jeito, qualquer discussão sobre viagem no tempo desse tipo tem fim de entretenimento, não científico.
Isso considerado, vamos, agora, tratar da sua pergunta de forma lógica.
Quando consideramos uma viagem no tempo na ficção, há, basicamente, duas maneiras retratá-la:
- por meio de loops fechados;
- por meio de diversas linhas do tempo.
Vamos observar sua pergunta sob cada uma dessas ópticas.
Primeiro: Loops fechados. Nesse caso, a linha temporal é UMA SÓ, e tudo que é feito nela segue uma coerência inquebrável. Assim, vamos usar um exemplo: imagine que você monta uma máquina do tempo e, hoje (24.07.2020), você a usa para viajar até dezembro de 2019 para alertar o mundo sobre o novo coronavírus. Como trata-se de um loop fechado, sua jornada em dezembro de 2019 culminaria no mesmo ponto de partida da história: em você percebendo, no dia 27 de Julho, a crise mundial e usando a máquina do tempo para voltar a 2019. Deu pra sacar? As coisas aconteceriam de tal modo que tudo sempre se repetiria, por isso essa abordagem é chamada de loop fechado. Assim, todos os seres que fazem parte desse loop NÃO TÊM livre-arbítrio. Eu, pessoalmente, me amarro no tipo de storytelling que esse tipo de viagem ficcional é capaz de proporcionar. A série alemã Dark, da Netflix, brinca com maestria com essas ideias e, no quesito coerência temporal, é impecável (obviamente, os conceitos físicos utilizados na série para justificar a viagem no tempo são extrapolações e muitas vezes não condizem com o mundo real).
Segundo: diferentes linhas do tempo. Trabalhemos com o mesmo exemplo anterior. Nesse caso, o ato de usar a máquina do tempo em 2020 criaria uma bifurcação: duas linhas do tempo distintas e independentes seriam formadas. Em uma delas, você iria até 2019 e DE FATO conseguiria alterar o rumo das coisas, mas aí o seu 2020 já seria outro. Na outra, você só permaneceria em 2020 sem nunca mudar nada.
Espero ter ajudado! Qualquer coisa, manda aí.
— Henrique.
P.S.: Esse vídeo do MinutePhysics é superinteressante e ajuda a entender melhor toda essa brincadeira: https://youtu.be/d3zTfXvYZ9s